Perfil sociodemográfico e conhecimento de docentes sobre o transtorno do espectro do autismo

Autores

  • Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha francidalmafilha@gmail.com
    UEMA
  • Maria Vitória Melo de Oliveira mvivi009@gmail.com
    IBRA
  • Eutima Klayre Pereira Nunes eutimaklayre@hotmail.com
    Enfermeira
  • Marcus Vinicius da Rocha Santos da Silva marcusvinicius.darocha@yahoo.com.br
    Enfermeiro
  • Janderson Castro dos Santos jandersoncastro252@gmail.com
    Cirurgião Dentista

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.36.402-411

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, Professor, Conhecimento

Resumo

Identificar os dados sociodemográficos de professores de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), bem como analisar o conhecimento desses profissionais acerca do TEA. Pesquisa avaliativa, descritivo-exploratória, com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 11 professores de alunos no Espectro do autismo.  Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário com perguntas fechadas. Verificou-se que todas as participantes são do sexo feminino. A respeito da formação complementar, a maior parcela das participantes possui especialização. Ademais, os achados deste estudo evidenciam que as professoras possuem conhecimento sobre o TEA, todavia, ainda há necessidade de uma maior capacitação acerca do assunto. Infere-se que trabalhar com estudantes com TEA requer a aquisição de vasto entendimento das particularidades apresentadas por cada aluno.

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Biografia do Autor

Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, UEMA

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Doutoranda em Enfermagem. Docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Caxias, Maranhão, Brasil.

Maria Vitória Melo de Oliveira, IBRA

Pós-Graduanda em Ginecologia e Obstetrícia pelo Instituto Brasil de Ensino (IBRA). Balsas, Maranhão, Brasil.

Eutima Klayre Pereira Nunes, Enfermeira

Enfermeira. Pós-Graduanda em Enfermagem Obstétrica. Balsas, Maranhão, Brasil.

Marcus Vinicius da Rocha Santos da Silva, Enfermeiro

Enfermeiro. Especialista em Docência do Ensino Superior, em Gestão em Saúde e em Auditoria em Saúde. Pós-Graduando em Enfermagem do Trabalho. Enfermeiro Fiscal do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN-PR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Janderson Castro dos Santos, Cirurgião Dentista

Cirurgião Dentista. Doutor em Saúde Pública. Docente da Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI). Caxias, Maranhão, Brasil.

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Publicado

22-12-2021
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Como Citar

SOARES SOUSA CARVALHO FILHA, F. .; MELO DE OLIVEIRA, M. V. .; PEREIRA NUNES, E. K. .; ROCHA SANTOS DA SILVA, M. V. da .; CASTRO DOS SANTOS, J. . Perfil sociodemográfico e conhecimento de docentes sobre o transtorno do espectro do autismo. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 36, p. 402–411, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.36.402-411. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/524. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos