O perfil do enfermeiro/aluno sobre seu papel didático na docência de enfermagem
DOI:
10.24276/rrecien2177-157X.2013.3.8.11-17Palavras-chave:
Enfermeiro-Educador, Formação, DidáticaResumo
Este trabalho objetivou conhecer, avaliar e descrever o perfil do enfermeiro/aluno sobre seu papel didático na docência de enfermagem, a atuação do profissional enfermeiro na área de ensino apresenta-se como uma temática pertinente em um momento de transformações no ensino caracterizado por mudanças sociais e novas demandas educacionais da atualidade. A pesquisa foi realizada no período de 5 a 20 de outubro de 2009 usando como cenário um hospital da iniciativa pública da cidade de São Paulo com análise de 50 enfermeiros escolhidos aleatoriamente, segundo as variáveis: gênero; faixa etária; tempo de formação profissional; situação conjugal; vícios; atuação como docente; curso de docência; tempo de atuação como docente; área de atuação como docente; área de maior responsabilidade. Pode-se concluir que dos entrevistados predominaram o sexo feminino; com idade entre trinta e cinco a quarenta e cinco anos; tendo como tempo de formação profissional de dois a oito anos; 56% são tabagistas; a maioria trabalha como professor; 56% relatam que ambas as áreas, teórica e prática requer mais responsabilidade.
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