O perfil do enfermeiro/aluno sobre seu papel didático na docência de enfermagem

Autores

  • Edivaldo Aparecido de Santana edivaldo.09@bol.com.br
    Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha
  • Lucia Helena Presoto mail@gmail.com
    UNICSUL

DOI:

10.24276/rrecien2177-157X.2013.3.8.11-17

Palavras-chave:

Enfermeiro-Educador, Formação, Didática

Resumo

Este trabalho objetivou conhecer, avaliar e descrever o perfil do enfermeiro/aluno sobre seu papel didático na docência de enfermagem, a atuação do profissional enfermeiro na área de ensino apresenta-se como uma temática pertinente em um momento de transformações no ensino caracterizado por mudanças sociais e novas demandas educacionais da atualidade. A pesquisa foi realizada no período de 5 a 20 de outubro de 2009 usando como cenário um hospital da iniciativa pública da cidade de São Paulo com análise de 50 enfermeiros escolhidos aleatoriamente, segundo as variáveis: gênero; faixa etária; tempo de formação profissional; situação conjugal; vícios; atuação como docente; curso de docência; tempo de atuação como docente; área de atuação como docente; área de maior responsabilidade. Pode-se concluir que dos entrevistados predominaram o sexo feminino; com idade entre trinta e cinco a quarenta e cinco anos; tendo como tempo de formação profissional de dois a oito anos; 56% são tabagistas; a maioria trabalha como professor; 56% relatam que ambas as áreas, teórica e prática requer mais responsabilidade.

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Biografia do Autor

Edivaldo Aparecido de Santana, Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha

Enfermeiro Assistencial do Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha.

Lucia Helena Presoto, UNICSUL

Farmacêutica. Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Coordenadora didático-pedagógica e professora de Pós-graduação Lato Sensu em Saúde pelo Centro de Estudos em Saúde-INES/UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul.

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Publicado

05-08-2013
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Como Citar

APARECIDO DE SANTANA, E. .; PRESOTO, L. H. . O perfil do enfermeiro/aluno sobre seu papel didático na docência de enfermagem. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 11–17, 2013. DOI: 10.24276/rrecien2177-157X.2013.3.8.11-17. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/52. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos