Retorno às aulas presenciais e COVID-19: significados para universitários brasileiros

Autores

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.36.330-341

Palavras-chave:

Infecções por Coronavirus, Estudantes, Universidades, Pandemias

Resumo

Este estudo objetivou conhecer o que significa para os estudantes universitários brasileiros retornar às aulas presenciais durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais (TRS), desenvolvida por meio das mídias sociais, com 798 estudantes universitários do Brasil, entre abril e maio de 2020.  A análise do corpus textual procedeu-se com a Análise de Conteúdo, com o auxílio do software IraMuTeQ, por meio da Análise de Similitude. A média de idade dos participantes foi de 23,59 anos. Das falas analisadas emergiram duas categorias temáticas: Preocupação com a necessidade de proteção dos estudantes, professores, família e comunidade e Ambiente universitário como local de transmissibilidade. Assim, o retorno às aulas significou tanto preocupação com grupos populacionais de risco decorrente da exposição comunitária ao SARS-COV-2, quanto insegurança relacionada à nova rotina em ambiente universitário, devido ao risco de aglomeração, contaminação e transmissibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo César do Nascimento, FMRP

Enfermeiro. Doutor em Ciências (Saúde na Comunidade) pelo Departamento de Medicina Social (DMS) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) - Universidade de São Paulo, USP. Professor do Magistério Superior na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG, Brasil.

Paula Daniella de Abreu, USP

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Silvana Maria Coelho Leite Fava, EERP

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP) - Universidade de São Paulo, USP. Professora do Magistério Superior na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG, Brasil.

Roberta Seron Sanches, EERP

Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP) - Universidade de São Paulo, USP. Professora do Magistério Superior na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG, Brasil.

Rogério Silva Lima, EERP

Enfermeiro. Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP) - Universidade de São Paulo, USP. Professor do Magistério Superior na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG, Brasil.

Referências

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. COVID-19 Impact on Education: Global monitoring of school closures caused by COVID-19. Paris; 2020. Disponível em: <https://en.unesco.org/covid19/educationresponse>.

Oliveira JBA, Gomes M, Barcellos T. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ens Avaliação Políticas Públicas Educ. 2020; 28(108):555-78.

Soares LF, Schoen TH. Medidas de prevenção à Covid-19 no retorno às aulas: protocolos de 13 países. São Paulo; 2020. Disponível em: <https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/1082/1590>.

Hodges C, Moore S, Lockee B, Trust T, Bond A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educ Rev. 2020.

Gusso HL, Archer AB, Luiz FB, Sahão FT, Luca GG de, Henklain MHO, et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educ Soc. 2020; 41:e238957.

Rojas-Vega J, Castro-Gomez D, Damacen-Oblitas V, Rojas-Silva J, Moquillaza V. The return to the university during the pandemic: perspectives within a public school of midwifery. São Paulo; 2020. Disponível em: <https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/1035>.

Júnior WDEP, Neto FFDEL, Grabe-GuimarÃes A. Not everything is condemned by COVID-19. An Acad Bras Cienc. 2020; 92(4):e20201593.

Moscovici S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes 2015.

Google. Google Forms. Mountain View. 2020. Disponível em: <https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/>.

Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. Avaliação de evidencias para a prática de enfermagem. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed. 2011.

Bardin L. Análise de conteúdo. 1ª ed. São Paulo: Edições 70 Ltda. 2016.

Camargo B V., Justo AM. IRAMUTEQ: Um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicol. 2013; 21(2):513-8.

Ratinaud P. Laboratoire d’Études et de Recherches Appliquées en Sciences Sociales (LERASS), Universidade de Toulouse. IRAMUTEQ: Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Toulouse: 2008-2021. Disponível em: <http://www.iramuteq.org/>.

Buonsenso D, De Rose C, Moroni R, Valentini P. SARS-CoV-2 infections in Italian schools: preliminary findings after one month of school opening during the second wave of the pandemic. New Haven. 2020. Disponível em: <http://medrxiv.org/content/early/2020/10/11/2020.10.10.20210328.abstract>.

Jones TC, Mühlemann B, Veith T, Biele G, Zuchowski M, Hofmann J, et al. An analysis of SARS-CoV-2 viral load by patient age. New Haven. 2020. Disponível em: <http://medrxiv.org/content/early/2020/06/09/2020.06.08.20125484.abstract>.

Tang W, Hu T, Hu B, Jin C, Wang G, Xie C, et al. Prevalence and correlates of PTSD and depressive symptoms one month after the outbreak of the COVID-19 epidemic in a sample of home-quarantined Chinese university students. J Affect Disord. 2020; 274:1-7.

Dattner I, Goldberg Y, Katriel G, Yaari R, Gal N, Miron Y, et al. The role of children in the spread of COVID-19: Using household data from Bnei Brak, Israel, to estimate the relative susceptibility and infectivity of children. New Haven. 2020. Disponível em: <http://medrxiv.org/content/early/2020/10/11/2020.06.03.20121145.abstract>.

Lewis D. Why schools probably aren’t COVID hotspots. Nature. 2020; 587(7832):17.

Kampe EO, Lehfeld A-S, Buda S, Buchholz U, Haas W. Surveillance of COVID-19 school outbreaks, Germany, March to August 2020. Eurosurveillance. 2020; 25(38):pii=2001645.

Jones TC, Mühlemann B, Veith T, Biele G, Zuchowski M, Hofmann J, et al. An analysis of SARS-CoV-2 viral load by patient age. New Haven. 2020. Disponível em: <http://medrxiv.org/content/early/2020/10/11/2020.06.03.20121145.abstract>.

Cohen AK, Hoyt LT, Dull B. A Descriptive Study of COVID-19–Related Experiences and Perspectives of a National Sample of College Students in Spring 2020. J Adolesc Heal. 2020; 67(3):369-75.

Meyers K, Thomasson M. Paralyzed by Panic: Measuring the Effect of School Closures during the 1916 Polio Pandemic on Educational Attainment. Cambridge. 2017. Disponível em: <http://www.nber.org/papers/w23890.pdf>.

Huckins JF, daSilva AW, Wang W, Hedlund E, Rogers C, Nepal SK, et al. Mental Health and Behavior of College Students During the Early Phases of the COVID-19 Pandemic: Longitudinal Smartphone and Ecological Momentary Assessment Study. J Med Internet Res. 2020; 22(6):e20185.

Son C, Hegde S, Smith A, Wang X, Sasangohar F. Effects of COVID-19 on College Students’ Mental Health in the United States: Interview Survey Study. J Med Internet Res. 2020; 22(9):e21279.

Wang Z-H, Yang H-L, Yang Y-Q, Liu D, Li Z-H, Zhang X-R, et al. Prevalence of anxiety and depression symptom, and the demands for psychological knowledge and interventions in college students during COVID-19 epidemic: A large cross-sectional study. J Affect Disord. 2020; 275:188–93.

Wang X, Hegde S, Son C, Keller B, Smith A, Sasangohar F. Investigating Mental Health of US College Students During the COVID-19 Pandemic: Cross-Sectional Survey Study. J Med Internet Res. 2020; 22(9):e22817.

Ma Z, Zhao J, Li Y, Chen D, Wang T, Zhang Z, et al. Mental health problems and correlates among 746 217 college students during the coronavirus disease 2019 outbreak in China. Epidemiol Psychiatr Sci. 2020;29:e181:1–10.

Aleksandar Kecojevic, Corey H. Basch, Marianne Sullivan NKD. The impact of the COVID-19 epidemic on mental health of undergraduate students in New Jersey, cross-sectional study. PLoS One. 2020; 15(9):e0239696.

Cheng S-Y, Wang CJ, Shen AC-T, Chang S-C. How to Safely Reopen Colleges and Universities During COVID-19: experiences from Taiwan. Ann Intern Med. 2020; 173(8):638–41.

Inoue K, Takeshita H, Ohira Y. The current effects of the spread of COVID-19 in learning environments involving Japanese college students: What is the state of those environments elsewhere in the world? Int Marit Health. 2020; 71(2):150–150.

Publicado

22-12-2021
Métricas
  • Visualizações 0
  • PDF downloads: 0

Como Citar

NASCIMENTO, M. C. do .; ABREU, P. D. de .; COELHO LEITE FAVA, S. M. .; SANCHES, R. S. .; LIMA, R. S. . Retorno às aulas presenciais e COVID-19: significados para universitários brasileiros. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 36, p. 330–341, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.36.330-341. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/518. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos