Validação de cartilha educativa para promoção do autocuidado a pessoa com hanseníase
DOI:
10.24276/rrecien2021.11.36.289-299Palavras-chave:
Hanseníase, Tecnologia Educacional, Autocuidado, Promoção da SaúdeResumo
Validar uma tecnologia educativa para a promoção do autocuidado em hanseníase. Estudo metodológico realizado por 19 juízes especialistas na área da saúde e 03 juízes de design/marketing que validaram conteúdo e aparência e 28 pessoas acometidas pela hanseníase que avaliaram a aparência do material, depois procedeu-se a adequação final. Considerou-se o Coeficiente de Validação de Conteúdo (CVC) ≥ 0,8; bem como o índice de concordância ≥ 0,75%. O Coeficiente de Validação do Conteúdo foi de 0,8, determinando o material adequado na validação dos juízes especialistas, 73% de adequabilidade aos inquéritos levantados pelo instrumento Suitability Assessmente of Materials referenciando o material como “superior pelos juízes da área de design gráfico e 75% para a validação para o público-alvo. A cartilha educativa para promoção do autocuidado a pessoas com hanseníase foi considerada válida quanto ao conteúdo, aparência, constituindo-se uma ferramenta para promoção da saúde.
Downloads
Referências
Faria L, Santos LAC. A hanseníase e sua história no Brasil: a história de um “flagelo nacional”. Rio de Janeiro: História Ciências Saúde. 2015; 22(4):1491-1495.
Lastória JC, Abreu MAMM. Hanseníase: diagnóstico e tratamento. Diagn Tratamento. 2012; 17(4):173-179.
Martins RMG, Dias ÍKR, Sobreira CLS, Santana KFS, Rocha RMGS, Lopes MSV. Desenvolvimento de uma cartilha para promoção do autocuidado na hanseníase. Rev Enferm UFPE online. 2019; 13:e239873
Tossin BR, Souto VT, Terra MG, Siqueira DF, Mello AL, Silva AA. As práticas educativas e o autocuidado: evidencias na produção cientifica da enfermagem. Rev Min Enferm. 2016; 20:e940.
Santos HA, Gomes SCS, Lima RJCP. Educação em saúde: uma estratégia no cuidado com idosos hipertensos. São Luís: Pesquisa Foco. 2018; 23(1).
Salci MA, Maceno P, Rozza SG, Silva DMGV, Boehs AE, Saltarelli RMF, Seixas DHT. Limites e possibilidades na atenção ao portador de hanseníase no âmbito da estratégia saúde da família. Rev APS. 2016; 19(4):613-622.
Lanza FM, Vieira NF, Oliveira MMC, Lana FCF. Instrumento para avaliação das ações de controle da hanseníase na Atenção Primária. Rev Bras Enferm. 2014; 67(3):339-46.
Echer IC. Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Rev Latino Am Enferm. 2005; 13(5):754-7.
Fehring RJ. The Fehring model. In: Classification of nursing diagnoses: proceeding of the Tenth Conference of North American Nursing Diagnosis Association. Philadelphia USA: J B Linppincottp. 1994; 55-62.
Doak CC, Doak LG, Root JH. Teachingpacientswint low literacy skills. 2. Ed. Phildelphia: J B Lippincott. 1996.
Hernández-Nieto RA. Contributions to statistical analysis. Mérida: Universidad de Los Andes. 2002; 119.
Teles LMR, Oliveira AS, Campos FC, Lima TM, Costa CC, Gomes LFS, Oría MOB, Damasceno AKC. Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto. Rev Esc Enferm USP. 2014; 48(6):977-984.
Monteiro LD, Mota RMS, Martins-Melo FR, Alencar CH, Heukelbach J. Determinantes sociais da hanseníase em um estado hiperendêmico da região Norte do Brasil. Rev Saúde Pública. 2017; 51(70):1-11.
Gomes FBFF, Lana FCF, Oliveira RC, Rodrigues RN. Indicadores da hanseníase no Estado de Minas Gerais e sua relação com o índice de desenvolvimento humano municipal e a cobertura da estratégia da saúde da família. Rev Min Enferm. 2017; 21:e1063.
Chaves EC, Costa SV, Flores RLR, Neves EOS. Índice de privación social y lepra enel estado de Pará en 2013: análisis espacial. Epidemiol Serv Saúde. 2017; 26(4):807-816.
Moura IH, Silva AFR, Rocha AESH, Lima LHO, Moreira TMM, Silva ARV. Construção e validação de material educativo para prevenção de síndrome metabólica em adolescentes. Rev. Latino-Am. Enferm. 2017; 25:e2934.
Santiago JCS, Moreira TMM. Booklet contente validation on excesso weight for adult swith hypertension. Rev Bras Enferm. 2019; 72(1):95-101.
Brasil. Ministério da Saúde. Manual de prevenção de incapacidades. 3. ed. rev. e ampl. Brasília: Ministério da Saúde. 2014.
Freire P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra. 2011.
Cordeiro LI, Lopes TO, Lira LEA, Feitoza SM, Bessa MEP, Pereira MLD, Feitoza AR, Souza AR. Validation of educational booklet for HIV/AIDS prevention in older adults. Rev Bras Enferm 2017; 70(4):775-782.
Araújo Filha TJC. Folder of therapeutic exercises for people with physical disabilities caused by leprosy. Hansen Int. 2014; 39 (2):3-18.
Batista TVG, Vieira CSCA, Boccara PMA. A imagem corporal nas ações educativas em autocuidado para pessoas que tiveram hanseníase. Rio de Janeiro: Physis Rev Saúde Coletiva. 2014; 24(1):89-104.
Albuquerque AFLL, Pinheiro AKB, Linhares FMP, Guedes TG. Tecnologia para o autocuidado da saúde sexual e reprodutiva de mulheres estomizadas. Rev Bras Enferm. 2016; 69(6):1164-71.
Galdino YLS, Moreira TMM, Marques ADB, Silva FAA. Validation of a booklet on self-care with the diabetic foot. Rev Bras Enferm. 2019; 72(3):780-787.
Morais JR, Furtado ÉZL. Grau de incapacidade física de pacientes com hanseníase. Rev Enferm UFPE online. 2018; 12(6):1625-1632.
Publicado
- Visualizações 0
- PDF downloads: 0