A Universidade Federal Fluminense na Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras da Saúde: um relato de experiência
DOI:
10.24276/rrecien2021.11.36.234-240Palavras-chave:
Universidades, Promoção da Saúde, Instituições AcadêmicasResumo
O conceito de Universidades Promotoras da Saúde (UPS) diz respeito às Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem uma cultura organizacional orientada para o movimento global de Promoção da Saúde (PS). Relatar a experiência sobre o processo de afiliação da Universidade Federal Fluminense (UFF) na Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras da Saúde (RIUPS). Trata-se de um relato de experiência sobre a afiliação da UFF à RIUPS. Compreendeu as etapas: 1) Mapeamento das ações de PS desenvolvidas na UFF e registradas no ano de 2019; 2) Construção de um relatório sobre essas ações de PS; 3) Submissão e avaliação do relatório pelo coordenador da RIUPS, 4) Efetivação da afiliação. O credenciamento da UFF pela RIUPS fortalece os compromissos sociais da Universidade com a inserção da PS em todas as políticas, projetos e programas institucionais e incentiva outras IES a buscar este propósito.
Downloads
Referências
Rabello LS. Promoção da Saúde: a construção social de um conceito em perspectiva comparada. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz. 2010.
Organização Mundial de Saúde. Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde. Carta de Ottawa. 1986. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_ottawa.pdf>.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Análise de Situação e Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Análise de Situação e Saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 3. ed. 2010.
Mello ALSF, Moysés ST, Moysés SJ. A universidade promotora de saúde e as mudanças na formação profissional. Interface (Botucatu). 2010; 14(34):683-692.
Muñoz M, Cabieses B, Contreras A, Zuzulich M. El desarrollo y fortalecimiento de universidades promotoras de salud. En J. Ippolito-Shepherd (Comp.), En Promoción de la salud. Experiencias internacionales en escuelas y universidades. Buenos Aires: Paidós. 2010.
Lange I, Vio F. Guía para Universidades saludables y otrasinstituciones de Educación Superior. OPS, Universidad Católica de Chile, Universidad de Chile, OMS, OPS, Vida Chile. Santiago: Productora Gráfica Andros. 2006. Disponível em: <http://www7.uc.cl/ucsaludable/img/guiaUSal.pdf>.
Arroyo H, Rice M, Franceschini MC, Valenzuela F, Alguero L, Avedaño M. Una Nueva Mirada al movimiento de Universidades Promotoras de la Saludenlas Américas. Documento de Trabajo Desarrollado para El Congreso Internacional de Universidades Promotoras de La Salud. Evento organizado por La Universidad Pública de Navarra e se efectuarse em Pamplona, España, del 7-9 de octubre de 2009.
Arroyo HA. El Movimiento de Universidades Promotoras de La Salud. Rev Brasileira de Promoção da Saúde. 2018; 31(4):1-4.
Universidade Federal Fluminense. Estatuto e Regimento Geral da Universidade Federal Fluminense [internet]. Niterói: UFF. 1983; 54p. Disponível em: <http://pdi.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/20/2016/11/estatuto-regimento-uff.pdf>. Acesso em ago 2020.
No Youtube: TVALERJ. Ciência e Existência - Parceria RIUPS/UFF – bloco 1. TVALERJ; 2021feb 4. Vídeo: 14:15 min. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qq5-GO4CQ0I>.
Encontro Da Rede Brasileira De Universidades Promotoras Da Saúde, II. 11-12 de Nov. de 2020 Brasil: Universidade de Brasília; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Organização Pan Americana de Saúde, 2020. Disponível em: <https://www.even3.com.br/edrbdupds2020/>. Acesso em 13 nov 2020.
Publicado
- Visualizações 0
- PDF downloads: 0