Nível de e-literacia em saúde em alunos do ensino secundário

Isabel Araújo, Rui Jesus, Fernanda Pombal, Lurdes Teixeira, Filipe Fernandes, Lia Sousa

Resumo

Descrever o nível de e-literacia em saúde, de um grupo alunos do ensino secundário, de uma região a norte de Portugal e correlacionar as variáveis sociodemográficas e contextuais com o nível de e-literacia em saúde dos alunos. Estudo quantitativo, descritivo, correlacional e transversal, com amostragem por conveniência (n=1060 alunos do ensino secundário). A colheita de dados decorreu por questionário. Foi realizada análise estatística descritiva e inferencial, através do software IBM SPSS 25. Os alunos manifestaram bons níveis de e-literacia em saúde. A dimensão de “pesquisa de informação” obteve valores superiores aos da dimensão de “utilização da informação” encontrada (3,49 e 3,41 respectivamente). Os rapazes detêm mais e-literacia em saúde (3,61 pontos). Os alunos fazem pesquisa na internet sobre saúde, mas não confiam na informação obtida, cabe aos profissionais de saúde orientar e validar os sites utilizados.

Descritores: Alfabetização, Saúde do Estudante, Enfermagem.

 

Level of health e-literacy in secondary school students

Abstract: To describe the level of e-literacy in health, of a group of secondary school students, from a region in the north of Portugal and to correlate the sociodemographic and contextual variables with the level of e-literacy in health of students. Quantitative, descriptive, correlational and cross-sectional study. Convenience sampling (n = 1060 secondary school students). Data collection by questionnaire. Descriptive and inferential statistical analysis using IBM SPSS 25 software. The students showed good levels of e-literacy in health. The “information search” dimension had higher values than the “information use” dimension found (3.49 and 3.41). Boys retain more e-literacy in health (3.61 points). Students do research on the Internet about health, but do not trust the information obtained, it is up to health professionals to guide and validate the sites used.

Descriptors: Literacy, Student Health, Nursing.

 

Nivel de alfabetización electrónica en salud en estudiantes de secundaria

Resumen: Describir el nivel de alfabetización electrónica en salud en un grupo de estudiantes de secundaria de una región del norte de Portugal y correlacionar las variables sociodemográficas y contextuales con el nivel de alfabetización electrónica en salud en los estudiantes. Estudio cuantitativo, descriptivo, correlacional y transversal. Muestra de conveniencia (n = 1.060 estudiantes de lo encino secundario). Recolección de datos por cuestionario. Análisis estadístico descriptivo e inferencial utilizando el software IBM SPSS 25. Los estudiantes mostraron buenos niveles de alfabetización electrónica en salud. La dimensión "búsqueda de información" tenía valores más altos que la dimensión "uso de información" encontrada (3.49 y 3.41). Los niños tienen más alfabetización electrónica en salud (3,61 puntos). Los estudiantes investigan en Internet sobre la salud, pero no confían en la información obtenida, los profesionales de la salud son responsables de guiar y validar los sites utilizados.

Descriptores: Alfabetización, Salud del Estudiante, Enfermería.

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