A abordagem da humanização na formação de acadêmicos de enfermagem

Autores

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.35.554-562

Palavras-chave:

Humanização da Assistência, Bacharelado em Enfermagem, Ensino

Resumo

O estudo objetivou analisar as evidências disponíveis na literatura acerca da temática humanização enquanto componente curricular nos cursos de graduação de enfermagem. Realizou-se revisão integrativa, com busca nas bases de dados PubMed, LILACS, Scopus, Web of Science e CINAHL.  Foram incluídos estudos primários publicados entre setembro de 2003 a junho de 2020, nos idiomas inglês, português e espanhol.  A busca resultou em 718 artigos, dos quais 10 compuseram a amostra final. A temática humanização é abordada ao longo de todo curso de graduação em enfermagem mas, de forma aprofundada nas disciplinas ligadas à ciências humanas. Os acadêmicos reconhecem o significado do conceito humanização e encontram nas atividades práticas, o momento para desenvolver esta competência, sendo o docente, exemplo e facilitador neste processo. Destaca-se a importância de trabalhar o tema humanização com profundidade no ensino de enfermagem por meio de oferta de disciplinas, com uso de diferentes metodologias de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Medeiros Souto Oliveira , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmica do curso de Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, Brasil.

Bethânia Ferreira Goulart , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, Brasil.

Maria Beatriz Guimarães Raponi , Universidade Federal de Uberlândia

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, Brasil.

Mariana Torreglosa Ruiz , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, Brasil.

Referências

Abreu VC, Bastos FES, Cordeiro MJS, Rocha RR, Farias AS, Farias MS, et al. The promotion of health in humanized care to relatives of people hospitalized in adult UTI. Braz J Hea Rev. 2019; 2(3):2246-51.

Queiróz PJP. Identidade profissional, história e enfermagem. Rev Investigação Enferm. 2015; 2:45-54.

Carvalho NM, Nery IS, Campelo V, Barbosa VRA. The teaching of humanization in the nursing bachelor course in a public university. Rev Enferm UFPE Online. 2016; 10(12):4554-62.

Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem. 2011.

Galvão CM, Mendes KDS, Silveira RCCP. Revisão integrativa: método de revisão para sintetizar as evidências disponíveis na literatura. In: Brevidelli MM, Sertório SCM. Trabalho de conclusão de curso: guia prático para docentes e alunos da área da saúde. São Paulo: Iátrica. 2010; 105-26.

Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG, The PRISMA Group. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. PloS Med. 2009; 6(7):e1000097.

Ursi ES, Galvão CM. Perioperative prevention of skin injury: an integrative literature review. Rev Latino-Am Enferm. 2006; 14(1):124-31.

Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Making the case for evidence-based practice. In: Melnyk BM, Fineout-Overholt E, editors. Evidence-based practice in nursing and healthcare: a guide to best practice. Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins; 2005; 3-24.

Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: Artmed. 2016.

Bas-Sarmiento P, Fernández-Gutiérrez M, Díaz-Rodriguez M, et al. Teaching empathy to nursing students: a randomised controlled trial. Nurse Educ Today. 2019; 80:40-51.

Higuera JCB, Maza RC, Durban MV. Effecto de um curso de relación de ayuda sobre laelección de respuestaespontánea y identificación de respuestaempaticaenalumnos de enfermería. Gerokomos. 2012; 23(1):23-8.

Kavradim ST, Akgum M, Ozer Z, Boz I.

Publicado

23-11-2021
Métricas
  • Visualizações 0
  • PDF downloads: 0

Como Citar

SOUTO OLIVEIRA , M. M. .; FERREIRA GOULART , B. .; GUIMARÃES RAPONI , M. B. .; TORREGLOSA RUIZ , M. . A abordagem da humanização na formação de acadêmicos de enfermagem. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 35, p. 554–562, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.35.554-562. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/484. Acesso em: 31 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos