Estratégias metodológicas utilizadas no ensino da saúde mental na graduação em enfermagem: revisão integrativa
DOI:
10.24276/rrecien2021.11.35.209-220Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Aprendizagem, Ensino, Saúde Mental, Enfermagem PsiquiátricaResumo
Identificar na literatura as estratégias metodológicas utilizadas para o ensino da saúde mental na graduação em enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados LILACS®, Scopus®, Web of Science® e CINAHL®, através de estratégia de busca com uso de DeCS e MeSH, sistematizado pelo fluxogramas de PRISMA®, com auxílio do software Rayyan®. Como métodos do ensino teórico são utilizados aulas expositivas, estudos de caso, dramatizações, seminários, tutorias, monitorias, oficinas, recursos audiovisuais, textuais e a interprofissionalidade. Como métodos do ensino prático são utilizados estágios curriculares, aulas práticas, viitas de campo e simulação clínica. Diversas estratégias metodológicas vêm sendo utilizadas no ensino da saúde mental, proporcionando uma formação mais ativa para o aluno, sendo sempre associado o ensino teórico, que geralmente acontece em sala de aula, ao ensino prático, em diversos serviços de saúde e também nas dependências das instituições.
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