Estratégias metodológicas utilizadas no ensino da saúde mental na graduação em enfermagem: revisão integrativa

Autores

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.35.209-220

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Aprendizagem, Ensino, Saúde Mental, Enfermagem Psiquiátrica

Resumo

Identificar na literatura as estratégias metodológicas utilizadas para o ensino da saúde mental na graduação em enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados LILACS®, Scopus®, Web of Science® e CINAHL®, através de estratégia de busca com uso de DeCS e MeSH, sistematizado pelo fluxogramas de PRISMA®, com auxílio do software Rayyan®. Como métodos do ensino teórico são utilizados aulas expositivas, estudos de caso, dramatizações, seminários, tutorias, monitorias, oficinas, recursos audiovisuais, textuais e a interprofissionalidade. Como métodos do ensino prático são utilizados estágios curriculares, aulas práticas, viitas de campo e simulação clínica.  Diversas estratégias metodológicas vêm sendo utilizadas no ensino da saúde mental, proporcionando uma formação mais ativa para o aluno, sendo sempre associado o ensino teórico, que geralmente acontece em sala de aula, ao ensino prático, em diversos serviços de saúde e também nas dependências das instituições.

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Biografia do Autor

John Victor dos Santos Silva , Universidade de São Paulo

 Enfermeiro, Mestrando em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), Ribeirão Preto, SP, BR.

Thyara Maia Brandão , UNCISAL

 Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, BR.

Alice Correia Barros, UFRPE

 Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Técnica do Núcleo de Qualidade de Vida da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, PE, BR.

Amanda Cavalcante de Macêdo , UNCISAL

 Enfermeira, Doutora em Linguística, Professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, BR.

Marcos André dos Santos, UPE

 Enfermeiro, Residente em Saúde Mental e Psiquiatria pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), Recife, PE, BR.

Ronildo Alves dos Santos , EERP

 Filósofo, Doutor em Filosofia, Professor da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). E-

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Publicado

23-11-2021
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Como Citar

SANTOS SILVA , J. V. dos .; BRANDÃO , T. M. .; CORREIA BARROS, A. .; MACÊDO , A. C. de .; SANTOS, M. A. dos .; SANTOS , R. A. dos . Estratégias metodológicas utilizadas no ensino da saúde mental na graduação em enfermagem: revisão integrativa. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 35, p. 209–220, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.35.209-220. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/449. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos