Utilização de tecnologias educacionais pela enfermagem após infarto do miocárdio

Autores

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.35.131-141

Palavras-chave:

Infarto do Miocárdio, Cuidados de Enfermagem, Educação em Saúde, Tecnologia Educacional

Resumo

Identificar a produção científica nacional e internacional acerca da utilização de tecnologias educacionais pelo enfermeiro voltada a pacientes após infarto agudo do miocárdio. Trata-se de revisão integrativa da literatura, realizada com os descritores: Myocardial Infarction, Nursing Care, Health Education e Educational Technology nas bases de dados LILACS, PUBMED e MEDLINE. A amostra final foi de 15 artigos, todos internacionais, os quais foram discutidos em duas classes: as contribuições da educação em saúde para a melhoria da qualidade de vida após o infarto agudo do miocárdio; as tecnologias educacionais como ferramenta de autogestão e adesão a terapia após o infarto agudo do miocárdio. A implantação de programas educativos de qualidade gerenciados por enfermeiros após evento coronariano, centrados em orientações, aconselhamento, suporte e incentivo as habilidades do paciente, reduz eventos secundários e promove melhor adaptação à condição de saúde, autogerenciamento e adesão ao autocuidado.

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Biografia do Autor

Joana Dulce Cabral Formigosa, Universidade Federal do Pará

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Enfermagem Cardiológica e Hemodinâmica. Enfermeira da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.

Jaqueline Dantas Neres Martins, Universidade do Estado do Pará

Enfermeira graduada pela Universidade do Estado do Pará.

Lucrecia Aline Cabral Formigosa, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Saúde, Ambiente e Sociedade pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Saúde Coletiva. Enfermeira da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

23-11-2021
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Como Citar

CABRAL FORMIGOSA, J. D. .; NERES MARTINS, J. D. .; CABRAL FORMIGOSA, L. A. . Utilização de tecnologias educacionais pela enfermagem após infarto do miocárdio. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 35, p. 131–141, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.35.131-141. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/442. Acesso em: 1 abr. 2025.

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Artigos