Assistência de enfermagem no fim da vida: relato de experiência

Autores

  • Anna Rebeka Oliveira Ferreira anna.rebeka108@gmail.com
    FAP
  • Wanderson Rocha Oliveira woliveira.enf@gmail.com
    FAP
  • Claudia Regina Marchiori Antunes Araújo claudia_marchiori@hotmail.com
    FAP
  • Brenda Melissa Barros Mota dos Santos brendamelissabm@hotmail.com
    FAP
  • Camila Wohlenberg Camparoto camila.wsouza1@gmail.com
    FAP
  • Simone Fernandes Garcia sgfbariano@hotmail.com
    FAP

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.34.312-317

Palavras-chave:

Assistência no Fim da Vida, Cuidados de Enfermagem, Sistematização da Assistência

Resumo

Trata-se de um relato de experiência com o objetivo de descrever o processo de identificação e discussão das principais dificuldades vivenciadas durante a assistência ao paciente no fim da vida na Unidade de Terapia Intensiva. Este relato foi desenvolvido em um hospital do município de Maringá, com quatro enfermeiras, vinte e cinco técnicos de enfermagem e seis estagiários de enfermagem. Após o aprofundamento teórico, foi aplicado um questionário para a identificação das principais dificuldades da equipe na realização dos cuidados paliativos e realizado uma aula dialogada sobre o tema. Verificamos que os profissionais possuíam dúvidas principalmente sobre a classificação em cuidados paliativos, orientação a família e nutrição do paciente, o que possibilitou a padronização e classificação da assistência no setor. A aula contribuiu para que o profissional tivesse um maior embasamento na realização de uma assistência integral de qualidade para o paciente e família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Rebeka Oliveira Ferreira, FAP

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Adventista Paranaense (FAP) e Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Biociências e Fisiopatologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Wanderson Rocha Oliveira, FAP

Graduado em Enfermagem pela Faculdade Adventista Paranaense (FAP) com experiência na área de Enfermagem atuando na área de Clínica Médico-Cirúrgica.

Claudia Regina Marchiori Antunes Araújo, FAP

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá; Especialização em Educação Profissional na área de Saúde: Enfermagem, pela Fundação Oswaldo Cruz; Mestrado em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual de Maringá; Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e Docente do curso de Enfermagem da Faculdade Adventista Paranaense (FAP), com experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva.

Brenda Melissa Barros Mota dos Santos, FAP

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Adventista Paranaense (FAP) com experiência na área de Enfermagem, com ênfase nas áreas de Clinica Medica e Unidade de Terapia Intensiva.

Camila Wohlenberg Camparoto, FAP

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Adventista Paranaense (FAP).

Simone Fernandes Garcia, FAP

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência na Unidade de Terapia Intensiva e na Unidade Básica de Saúde e Docente do curso de Enfermagem da Faculdade Adventista Paranaense (FAP).

Referências

Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2018: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA. 2018.

Panis C, et al. Revisão crítica da mortalidade por câncer usando registros hospitalares e anos potenciais de vida perdidos. Revista do Hospital Albert Einstein. 2018; 16(1):1-7.

World Health Organization. WHO definition of palliative care. Geneva; World Health Organization. 2010 Disponível em: <https://www.who.int/cancer%20/palliative/definition/en/>. Acesso em 15 fev 2019.

Georgia AMC. Os cuidados paliativos no Brasil. Rev Bras Cuidados Paliativos. 2008; 1(1):5-8.

Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Manual de cuidados paliativos. 1 ed. Rio de Janeiro: Diagraphic. 2009.

Rodrigues IG. Cuidados paliativos: análise de conceito. São Paulo. Dissertação [Mestrado em Enfermagem] - Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. 2004.

Pessini L, Bertachini L. Humanização e cuidados paliativos. 3 ed. São Paulo: Loyola. 2004.

Chiu TY, Hu WY, Chuang RB, Chen CY. Nutrition and hydration for terminal cancer patients in Taiwan. Rev Sup Care Cancer. 2002; 10(8):630-636.

Fernándes CR. Nutrición en el paciente terminal. Punto de vista ético. Rev Nutrição Hospitalar. 2005; 20(2):88-92.

Corrêa PH, Shibuya E. Administração da terapia nutricional em cuidados paliativos. Rev Bras Cancerologia. 2007; 53(3):317-323.

Marinho LAG. A Gestão da dor em cuidados paliativos: saberes e práticas dos enfermeiros. Portugal. Dissertação [Mestrado em Cuidados Paliativos] - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal. 2013.

Benites AC, Neme CMB, Santos MA. Significados da espiritualidade para pacientes com câncer em cuidados paliativos. Estudos de Psicologia. 2017; 34(2):269-279.

Coordenação Institucional de Reinaldo Ayer de Oliveira. Cuidado Paliativo. São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. 2008.

Fonseca A, Geovanini F. Cuidados paliativos na formação do profissional da área de saúde. Rev Bras Educ Médica. 2013; 37(1):120-125.

Ribeiro SZ, et al. Custos e qualidade de vida de pacientes em cuidados paliativos. Rev Enferm UFPE. 2018; 12(6):1688-1695.

Publicado

27-06-2021
Métricas
  • Visualizações 0
  • PDF downloads: 0

Como Citar

OLIVEIRA FERREIRA, A. R. .; ROCHA OLIVEIRA, W. .; MARCHIORI ANTUNES ARAÚJO, C. R. .; BARROS MOTA DOS SANTOS, B. M. .; CAMPAROTO, C. W. .; FERNANDES GARCIA, S. . Assistência de enfermagem no fim da vida: relato de experiência. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 34, p. 312–317, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.34.312-317. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/417. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos