Preceptoria de enfermagem: uso de metodologias ativas durante estágio supervisionado

Autores

  • Lorena Esmeralda Nascimento Celeste lory.celeste@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Maranhão
  • Joana Dourado joana.dourado@yahoo.com.br
    Universidade Salvador

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.34.259-265

Palavras-chave:

Preceptor, Estágio Supervisionado, Metodologias Ativas

Resumo

Analisar o conhecimento dos preceptores na utilização de metodologias ativas durante estágio supervisionado. Estudo descritivo com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada através de questionário contendo questões sociodemográficas e objetivas sobre o tema. Participaram preceptores do curso de graduação em enfermagem de uma universidade particular. A amostra do estudo foi composta por 10 preceptores, todos do sexo feminino. 9 preceptores possuem especialização em áreas distintas e 1 possui título de mestre. Apenas 5 preceptores foram capacitados para atuar na preceptoria. Todos utilizam metodologias ativas no campo de estágio e apenas 6 receberam treinamento. Evidenciou-se que o enfermeiro preceptor tem um papel importante na formação de futuros profissionais, encarando o discente como protagonista do aprendizado. O uso das metodologias ativas nos estágios é relevante, pois envolve os desafios existentes na profissão, desde os estruturais até os pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Esmeralda Nascimento Celeste, Universidade Federal do Maranhão

Especialista em Atenção Básica pela Universidade Federal do Maranhão.

Joana Dourado, Universidade Salvador

Professora orientadora da Universidade Salvador - UNIFACS, Mestra em Educação - PPGE/UFBA e Especialista em Coordenação Pedagógica - Escola de Gestores/UFBA.

Referências

Oliveira BMF, Daher DV. A prática educativa do enfermeiro preceptor no processo de formação: o ensinar e o cuidar como participantes do mesmo processo. Rev Docência Ensino Superior. 2016; 6(1):113-138.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Ensino Superior. Resolução nº 03, de 7 de novembro de 2001. Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de Graduação em Enfermagem. Brasília, DF. 2001.

Oliveira SN, Prado ML, Kempfer SS. Tilização da simulação no ensino da enfermagem: revisão integrativa. Reme: Rev Mineira Enferm. 2014; 18(2):487-495.

Fonseca JJS. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC. 2002.

Triviños ANS. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas. 1987.

Antunes JM. A preceptoria na formação do residente em enfermagem em saúde coletiva: o aprender e o ensinar no cotidiano do sistema único de saúde. Universidade Federal Fluminense. 2016.

Freire P. Pedagogia do oprimido. São Paulo, Editora Paz e Terra. 1996.

Farjado AP. Os tempos da docência nas residências em área profissional da saúde: ensinar, atender e (re)construir as instituições-escola na saúde. 2011. 200f. Tese (Doutorado em Educação). Porto Alegre: Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2011.

Leite C, Ramos K. Formação para a docência universitária: uma reflexão sobre o desafio de humanizar a cultura científica. Rev Portuguesa Educação. 2012; 25(1):7-27.

Magalhães CR, Zanete LCBB, Costa MR. Desenvolvimento docente e estratégias de incremento ao uso de metodologias ativas no ensino em saúde: experiência, conquistas e desafios. In: Revista Espaço para Saúde, v. 15, supl. nº 1, jun. 2014. Anais do VII Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem na Formação em Saúde. Londrina: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva - UNESCO. 2014; 82-91.

Queluci GC, Gouvêa MV. Preceptoria de enfermagem na residência multiprofissional em oncologia: um estudo descritivo. Online Braz J Nurs. 2014; 13(4):656-66.

Vasconcelos SM, Resque MS, Barros MNR. Ser professor: representação social e identidade docente. XII Congresso Nacional de Educação; 2015; Curitiba, PR. Curitiba: PUCPR. 2015.

Publicado

27-06-2021
Métricas
  • Visualizações 0
  • PDF downloads: 0

Como Citar

NASCIMENTO CELESTE, L. E. .; DOURADO, J. . Preceptoria de enfermagem: uso de metodologias ativas durante estágio supervisionado. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 34, p. 259–265, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.34.259-265. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/411. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos