Educação na enfermagem: combater o estigma associado ao transtorno mental

Autores

  • Marcela dos Santos Ferreira cceccella@hotmail.com
    Enfermeira
  • Cristiane Duarte Barbosa crisduartebarbosa@msn.com
    Enfermeira
  • Patrícia Kelly Caglia Bragança Fernandes patricia.fernandes@cefet-rj.br
    Enfermeira

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.34.110-118

Palavras-chave:

Estigma Social, Transtorno Mental, Educação em Enfermagem, Pesquisa em Educação de Enfermagem

Resumo

O presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura, norteada pela seguinte questão: existe influência das intervenções educativas na redução do estigma presente em profissionais e estudantes da área da Enfermagem, no período de 2000 a 2018. A revisão sistemática foi executada por meio de busca nas bases de dados Lilacs, Scopus, Medline, Pubmed e Scielo. Apesar da grande estabilidade que as atitudes estigmatizantes apresentam, tornando-as difíceis de serem modificadas, foi possível observar, com base nos resultados encontrados nesta revisão sistemática, transformações atitudinais associadas ao sofrimento psíquico, em discentes e profissionais de enfermagem, após intervenções educativas. Ao se considerar as pesquisas empíricas e as reflexões de teóricos sobre o assunto entende-se que os estudos nesse campo é uma estratégia de combate a estigmatização promissora e que merece ser expandida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela dos Santos Ferreira, Enfermeira

Enfermeira. Mestre em Educação Profissional em Saúde/ FIOCRUZ. Docente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/CEFET/RJ.

Cristiane Duarte Barbosa, Enfermeira

Enfermeira. Mestre em Enfermagem na linha de cuidar/cuidados de Enfermagem/UFRJ. Docente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/CEFET/RJ.

Patrícia Kelly Caglia Bragança Fernandes, Enfermeira

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho/UERJ. Docente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/CEFET/RJ.

Referências

Ahmedani BK. Mental health stigma: society, individuals, and the profession. J Soc Work Values Ethics. 2011; 8(2):2-16.

Oliveira S, Carolino L, Paiva A. Mental health program without stigma: effects of direct and indirect strategies on stigmatizing attitudes. RPESM. 2012; (8):30-7.

Gil IMA, Santos JCP, Loureiro LJ. Stigma among nursing students before and after contact with people with mental disorders. Rev Enferm UERJ. 2016; 24(1):1-7.

Thornicroft G, Brohan E, Kassam A, Lewis-Holmes E. Reducing stigma and discrimination: candidate interventions. Int J Ment Health Syst. 2008; 2(1):1-7.

Organização Mundial da Saúde. WHO resource book on mental health, human rights and legislation. Disponível em: <http://www.who.int/ mental_health/policy/Livroderecursosrevisao_FINAL.pdf>. Acesso em 05 nov 2016.

Fishbein M, Ajzen I. Belief, Attitude, Intention and Behavior: An Introduction to Theory and Research. Contemporary Sociology. SAGE Publications. 1977; 6(2):244.

Phelan J, et al. Psychiatric Illness and Family Stigma. Schizophrenia Bulletin. 2009; 24(1):115-126. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih. gov/pubmed/9502550>. Acesso em 05 nov 2016.

Lucchese R, Barros S. A constituição de competências na formação e na prática do enfermeiro em saúde mental. Rev Esc Enferm USP. 2009; 43(1):152-60.

Polit DF, Hungler BP. Fundamentals of nursing research. 4a ed. Porto Alegre: Artes Médicas. 2004.

Ganong LH. Integrative reviews of nursing research. Res Nurs Health. 1987; 10(1):1-11.

Angermeyer MC, Matschinger H, Corrigan PW. Familiarity with mental illness and social distance from people with schizophrenia and major depression: testing a model using data from a representative population survey. Schizophrenia Research. 2004; 69(2):175-182.

Cashwell CS, Smith AL. Stigma and Mental Illness: Investigating Attitudes of Mental Health and Non-Mental-Health Professionals and Trainees. Journal Of Humanistic Counseling, Education, And Development. 2011; 49:189-202.

Gyllensten AL, Sevensson B, Bjorkman T, Hansson L, Leufstadius C, Bejerholm U, et al. Attitudes in healthcare students towards mental illness a pre and post multicenter university program survey. Ijahsp. 2011; 9(3):1-8.

Markstrom U et al. Attitudes towards mental illness among health care students at universities - A follow-up study after completed clinical placement. Nurse Education Today. 2009; 29(6):660-665.

Mino Y et al. Effects of a one-hour educational program on medical Healthcare Students attitudes to mental illness. Psychiatry And Clinical Neurosciences. 2001; 55(5):501-507.

Pedrão LJ et al. Attitudes towards mental health a comparative study between nursing freshmen and seniors. Rev Med Ribeirão Preto. 2003; 36(1):37-44.

Arboleda-Flórez J, Stuart H. From sin to science: fighting the stigmatization of mental illnesses. Revue Canadienne de Psychiatrie. 2012; 57(8):457-63.

Corrigan PW, Gelb B. Three Programs That Use Mass Approaches to Challenge the Stigma of Mental Illness. Psychiatric Services. 2006; 57(3):393-398.

Pimentel FA, Villares CC, Mateus MD. Strategies to combat stigma in mental health. In: Mateus MD. Mental health policies: based on the course on public mental health policies, from CAPS Professor Luiz da Rocha Cerqueira. São Paulo: Instituto de Saúde. 2013; 306-21.

Romano AMM, Pedrão LJ, Costa Junior ML, Miasso AI. The impact of academic training on authoritarism displayed by nursing students towards mental illness. Rev Enferm UFPE Online. 2014; 8:1545-1552.

Publicado

27-06-2021
Métricas
  • Visualizações 0
  • PDF downloads: 0

Como Citar

SANTOS FERREIRA, M. dos .; DUARTE BARBOSA, C. .; BRAGANÇA FERNANDES, P. K. C. . Educação na enfermagem: combater o estigma associado ao transtorno mental. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 34, p. 110–118, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.34.110-118. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/396. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos