Metáfora ‘árvore do conhecimento’ na pesquisa saúde infantil/ambiente na Amazônia

Autores

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.34.88-99

Palavras-chave:

Criatividade, Conhecimento, Enfermeiros, Ambiente

Resumo

Descrever a aplicabilidade da dinâmica de criatividade e sensibilidade ‘árvore do conhecimento’ do método criativo sensível com enfermeiros que atendem crianças na atenção primária em região da Amazônia durante as queimadas. A metáfora da árvore materializada na produção artística com as questões geradoras de debate, possibilitou um ambiente acolhedor, descontraído, com coletivização das experiências, determinando material empírico vertical, profundo e coerente. O espaço foi catalizador de reflexões críticas sobre o papel social e profissional do enfermeiro, preocupado com a sustentabilidade frente às particularidades ambientais, o grupo infantil e sua família. A dinâmica se manifesta como estratégia alternativa de se construir uma epistemologia na enfermagem com olhar sensível para a interface saúde e ambiente. Trata-se de uma mudança paradigmática desafiadora para a ciência, ao respeitar o sujeito na sua singularidade e repensar um novo lugar para os atores sociais, não mais passivo, mas ativo e interativo na produção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Marcela Milrea Araújo Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Escola de Enfermagem Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ivone Evangelista Cabral, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil do Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Escola de Enfermagem Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Brazilian Centre for Evidence-based Healthcare: Centro Colaborador do Joanna Briggs Institute, Escola de Enfermagem. Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Brasil.

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Publicado

27-06-2021
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Como Citar

ARAÚJO BARROS, M. M. .; EVANGELISTA CABRAL, I. . Metáfora ‘árvore do conhecimento’ na pesquisa saúde infantil/ambiente na Amazônia. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 34, p. 88–99, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.34.88-99. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/394. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos