Metáfora ‘árvore do conhecimento’ na pesquisa saúde infantil/ambiente na Amazônia
DOI:
10.24276/rrecien2021.11.34.88-99Palavras-chave:
Criatividade, Conhecimento, Enfermeiros, AmbienteResumo
Descrever a aplicabilidade da dinâmica de criatividade e sensibilidade ‘árvore do conhecimento’ do método criativo sensível com enfermeiros que atendem crianças na atenção primária em região da Amazônia durante as queimadas. A metáfora da árvore materializada na produção artística com as questões geradoras de debate, possibilitou um ambiente acolhedor, descontraído, com coletivização das experiências, determinando material empírico vertical, profundo e coerente. O espaço foi catalizador de reflexões críticas sobre o papel social e profissional do enfermeiro, preocupado com a sustentabilidade frente às particularidades ambientais, o grupo infantil e sua família. A dinâmica se manifesta como estratégia alternativa de se construir uma epistemologia na enfermagem com olhar sensível para a interface saúde e ambiente. Trata-se de uma mudança paradigmática desafiadora para a ciência, ao respeitar o sujeito na sua singularidade e repensar um novo lugar para os atores sociais, não mais passivo, mas ativo e interativo na produção do conhecimento.
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