Implicações do uso das tecnologias da informação e comunicação no padrão de sono das crianças: uma revisão de scoping

Autores

  • Patrícia Alexandra Pascoal Valentim pvalentim@campus.esel.pt
    Enfermeira
  • Claúdia Mariana Julião Bacatum claudia.bacatum@esel.pt
    Escola Superior de Enfermagem de Lisbo

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.34.33-40

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Padrão de Sono, Crianças

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são parte integrante da vida cotidiana das crianças, contudo podem causar distúrbios ao nível do padrão de sono. Esta revisão de scoping, segundo a metodologia de Joanna Briggs Institute, pretende identificar as evidências científicas existentes, sobre as implicações do uso das TIC no padrão de sono das crianças. Foram identificadas 260 publicações, das quais 12 artigos foram analisados. Os estudos referem que as crianças que utilizam as TIC tendencialmente deitam-se mais tarde, necessitando de mais tempo para adormecer e acordam mais vezes durante a noite. Neste sentido, a qualidade e quantidade do sono, pode ser influenciado pelo modo de utilização das TIC. A evidência demonstra que a implementação de intervenções educativas, com foco na literacia em saúde, sendo esta uma área sensível aos cuidados de enfermagem, podem contribuir para a promoção de hábitos de sono saudáveis relacionado com o uso das TIC.

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Biografia do Autor

Patrícia Alexandra Pascoal Valentim, Enfermeira

Enfermeira. Mestranda do Curso de Especialização em Enfermagem Comunitária da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.

Claúdia Mariana Julião Bacatum, Escola Superior de Enfermagem de Lisbo

Professora Adjunta na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Mestre em Saúde Escolar.

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Publicado

27-06-2021
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Como Citar

PASCOAL VALENTIM, P. A. .; JULIÃO BACATUM, C. M. . Implicações do uso das tecnologias da informação e comunicação no padrão de sono das crianças: uma revisão de scoping. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 34, p. 33–40, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.34.33-40. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/388. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos