Nível de e-literacia em saúde em alunos do ensino secundário

Autores

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.34.13-22

Palavras-chave:

Alfabetização, Saúde do Estudante, Enfermagem

Resumo

Descrever o nível de e-literacia em saúde, de um grupo alunos do ensino secundário, de uma região a norte de Portugal e correlacionar as variáveis sociodemográficas e contextuais com o nível de e-literacia em saúde dos alunos. Estudo quantitativo, descritivo, correlacional e transversal, com amostragem por conveniência (n=1060 alunos do ensino secundário). A colheita de dados decorreu por questionário. Foi realizada análise estatística descritiva e inferencial, através do software IBM SPSS 25. Os alunos manifestaram bons níveis de e-literacia em saúde. A dimensão de “pesquisa de informação” obteve valores superiores aos da dimensão de “utilização da informação” encontrada (3,49 e 3,41 respectivamente). Os rapazes detêm mais e-literacia em saúde (3,61 pontos). Os alunos fazem pesquisa na internet sobre saúde, mas não confiam na informação obtida, cabe aos profissionais de saúde orientar e validar os sites utilizados.

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Biografia do Autor

Isabel Araújo, IPSN

Doutora em Ciências de Enfermagem, Professora Adjunta Principal, Escola Superior de Saúde do Vale do Ave - IPSN/CESPU, Portugal.

Rui Jesus, Doutor

Doutor em Educação, Professor Adjunto Principal, Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa - IPSN/CESPU, Portugal.

Fernanda Pombal, IPSN

Doutoranda em Enfermagem, Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária, Professora Adjunta Principal, Escola Superior de Saúde do Vale do Ave - IPSN/CESPU, Portugal.

Lurdes Teixeira, IPSN

Doutora em Sociologia, Professora Adjunta Principal, Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa - IPSN/CESPU, Portugal.

Filipe Fernandes, IPSN

Doutorando em Enfermagem, Professor Adjunto Principal, Escola Superior de Saúde do Vale do Ave - IPSN/CESPU, Portugal.

Lia Sousa, Doutora

Doutora em Ciências de Enfermagem, Professora Adjunta Principal, Escola Superior de Saúde do Vale do Ave - IPSN/CESPU, Portugal.

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Publicado

27-06-2021
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Como Citar

ARAÚJO, I. .; JESUS, R. .; POMBAL, F. .; TEIXEIRA, L. .; FERNANDES, F. .; SOUSA, L. . Nível de e-literacia em saúde em alunos do ensino secundário. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 34, p. 13–22, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.34.13-22. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/386. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos