Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping review

Autores

  • José Hiago Feitosa de Matos jose.hiago3@gmail.com
    Universidade Regional do Cariri https://orcid.org/0000-0001-8473-7269
  • Emiliana Bezerra Gomes emiliana.gomes@urca.br
    Universidade Estadual do Ceará
  • Gabriela de Sousa Lima gabrieladesl@hotmail.com
    Universidade Regional do Cariri
  • Maria do Socorro Vieira Lopes socorrovieira@hotmail.com
    Universidade Federal do Ceará
  • Grayce Alencar Albuquerque geycyenf.ga@gmail.com
    Faculdade de Medicina do ABC
  • Evanira Rodrigues Maia evaniramaia@gmail.com
    Universidade Federal do Ceará

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.33.149-156

Palavras-chave:

Bacharelado em Enfermagem, Treinamento por Simulação, , Parada Cardíaca, Educação Baseada em Competências

Resumo

Mapear as evidências científicas sobre as competências desenvolvidas em estudantes de graduação em enfermagem com o uso de simulação clínica no ensino da assistência à parada cardiorrespiratória. Scoping review seguindo as recomendações do The Joanna Briggs Institute, nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, SCOPUS, Web of Science, LILACS e EMBASE. Foram selecionados 13 estudos publicados entre 2015 e 2020, com baixos nível de evidência. As evidências apontaram a simulação clínica como uma estratégia eficaz no desenvolvimento de competências relacionadas a parada cardiorrespiratória, dentre elas: realização da reanimação cardiopulmonar de alta qualidade, desenvolvimento da autoconfiança e do pensamento crítico do discente, melhora o trabalho em equipe e comunicação efetiva. As evidências mapeadas demonstraram consenso quanto a eficácia da simulação clínica no desenvolvimento de competências motoras, atitudinais e cognitivas voltadas ao ensino da parada cardiorrespiratória na graduação em enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Hiago Feitosa de Matos, Universidade Regional do Cariri

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri.

Emiliana Bezerra Gomes, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará.

Gabriela de Sousa Lima, Universidade Regional do Cariri

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri.

Maria do Socorro Vieira Lopes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará.

Grayce Alencar Albuquerque, Faculdade de Medicina do ABC

Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC.

Evanira Rodrigues Maia, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará.

Referências

Neumar RW, Otto CW, Link MS, Kronick SL, Shuster M, Clisfton W, et al. Adult Advanced Cardiovascular Life Support. 2015 American Heart Association guidelines for cardiopulmonary resuscitation and emergency cardiovascular care. Circulation. 2015; 122(18Suppl3):S729-67.

Roh YS, Issenberg SB, Chung HS, Kim SS, Lim TH. A survey of nurses’ perceived competence and educational needs in performing resuscitation. J Contin Educ Nurs. 2013; 44(5):230-6.

Berragan L. Simulation: An effective pedagogical approach for nursing? Nurse Educ Today. 2011; 31(7):660-3.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES nº 1.133, de 07 de agosto de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2001/pces1133_01.pdf>. Acesso em 16 jul 2019.

Eppich WJ, Hunt EA, Duval-Arnould JM, et al. Structuring feedback and debriefing to achieve mastery learning goals. Acad Med. 2015; 90:1501-1508.

Gunningberg L, Pöder U, Carli C. Facilitating student nurses’ learning by real time feedback of positioning to avoid pressure ulcers: evaluation of clinical simulation. J Nurs Educ Practice. 2016; 6(1):1-8.

Magro MCS, Hermann PRS. Simulação em saúde: construindo um ambiente simulado. Curitiba: Appris. 2017.

Quirós SM, Vargas MAO. Clinical Simulation: a strategy that articulates teaching and research practices in nursing. Florianópolis: Texto Contexto Enferm. 2014; 23(4):815-6.

Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Soares CB, Khalil H, Parker D. Chapter 11: Scoping Reviews. In: Aromataris E, Munn Z (Editors). Joanna Briggs Institute Reviewer's Manual. The Joanna Briggs Institute. 2020. Disponível em: <https://reviewersmanual.joannabriggs.org>. Acesso em 20 jun 2020.

OCEBM Levels of Evidence Working Group. The Oxford levels of evidence. Grades of recommendation. Oxford Centre for Evidence-Based Medicine. 2009. Disponível em: <http://www.cebm.net/index.aspx?o=1025>. Acesso em 31 jul 2020.

Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG. The PRISMA Group Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta- Analyses: The PRISMA Statement. PLoS Med. 2009; 6(7):e1000097.

Oermann MH, Krusmark MA, Kardong-Edgren S, Jastrzembski TS, Gluck KA. Training interval in cardiopulmonary resuscitation. Plos one. 2020; 15(1):e0226786.

Zarifsanaiey N, Amini M, Saadat F. A comparison of educational strategies for the acquisition of nursing student’s performance and critical thinking: simulation-based training vs. integrated training (simulation and critical thinking strategies). BMC Medical Education. 2016; 16(1):294.

Roel S, Bjørk IT. Comparing Nursing Student Competence in CPR before and after a Pedagogical Intervention. Nursing Research and Practice. 2020.

Boada I, Rodriguez-Benitez A, Thio-Henestrosa S, Olivet J, Soler J. How the gender of a victim character in a virtual scenario created to learn CPR protocol affects student nurses’ performance. Computer Methods and Programs in Biomedicine. 2018; 162:233-41.

Chen J, Yang J, Hu F, Yu S-H, Yang B-X, Liu Q, et al. Standardised simulation-based emergency and intensive care nursing curriculum to improve nursing students’ performance during simulated resuscitation: a quasi-experimental study. Intensive and Critical Care Nursing. 2018; 46:51-6.

Hawley J, Fagan B. Deliberate practice for skills mastery learning in critical care nursing: CPR exemplar. Canadian Journal of Critical Care Nursing. 2019. Disponível em: <https://web.a.ebscohost.com/abstract?direct=true&profile=ehost&scope=site&authtype=crawler&jrnl=23688653&AN=137317469&h=x06T5Q%2fz02rJrXDtMf2C1stcznLB0bmqkMVa5QeCjxPEmh44gq6Zcf0CbPQ%2bd7XFIMvEzbalGOnoYBjtqjor5g%3d%3d&crl=c&resultNs=AdminWebAuth&resultLocal=ErrCrlNotAuth&crlhashurl=login.aspx%3fdirect%3dtrue%26profile%3dehost%26scope%3dsite%26authtype%3dcrawler%26jrnl%3d23688653%26AN%3d137317469>. Acesso em 31 jul 2020.

Smereka J, Szarpak L, Czekajlo M, Abelson A, Zwolinski P, Plusa T, et al. The TrueCPR device in the process of teaching cardiopulmonary resuscitation: A randomized simulation trial. Medicine. 2019; 98(27).

Fernández-Ayuso D, Fernández-Ayuso R, Del-Campo-Cazallas C, Pérez-Olmo JL, Matías-Pompa B, Fernández-Carnero J, et al. The Modification of Vital Signs According to Nursing Students’ Experiences Undergoing Cardiopulmonary Resuscitation Training via High-Fidelity Simulation: Quasi-Experimental Study. JMIR Serious Games. 2018; 6(3):e11061.

Moon H, Hyun HS. Nursing students’ knowledge, attitude, self-efficacy in blended learning of cardiopulmonary resuscitation: a randomized controlled trial. BMC Medical Education. 2019; 19(1):414.

Roh YS, Lim EJ, Issenberg SB. Effects of an integrated simulation-based resuscitation skills training with clinical practicum on mastery learning and self-efficacy in nursing students. Collegian. 2016; 23(1):53-9.

Kim E. Effect of simulation-based emergency cardiac arrest education on nursing students' self-efficacy and critical thinking skills: Roleplay versus lecture. Nurse Education Today. 2018; 61:258-63.

Barbosa GS, Bias CGS, Agostinho LS, de Queiroz Oberg LMC, Lopes ROP, de Sousa RMC. Eficácia da simulação na autoconfiança de estudantes de enfermagem para ressuscitação cardiopulmonar extra-hospitalar: um estudo quase experimental. Scientia Medica. 2019; 29(1):10.

Roha YS, Lima ES, Issenberg SB. Effects of an integrated simulation-based resuscitation skills training with clinical practicum on mastery learning and self-efficacy in nursing students. Collegian. 2016; 23(1):53-9.

Sullivan N, Swoboda SM, Breymier T, Lucas L, Sarasnick J, Rutherford-Hemming T, et al. Emerging evidence toward a 2: 1 clinical to simulation ratio: a study comparing the traditional clinical and simulation settings. Clinical Simulation in Nursing. 2019; 30:34-41.

Publicado

29-03-2021
Métricas
  • Visualizações 0
  • PDF downloads: 0

Como Citar

FEITOSA DE MATOS, J. H. .; BEZERRA GOMES, E. .; SOUSA LIMA, G. de .; VIEIRA LOPES, M. do S. .; ALBUQUERQUE, G. A. .; RODRIGUES MAIA, E. . Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping review. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 33, p. 149–156, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.33.149-156. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/359. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos