Interfaces entre a teoria de enfermagem de Rosemarie Parse e a política nacional de humanização

Autores

  • Tatiane da Silva Santos tatiane24.8@gmail.com
    Enfermeira
  • Laís de Miranda Crispim Costa laismcc@gmail.com
    Enfermeira
  • Maria Cristina Soares Figueiredo Trezza trezzacris@gmail.com
    Enfermeira
  • Cinthia Rafaela Amaro Gonçalves Andrade cinthiagoncalves05@gmail.com
    Enfermeira

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.33.81-89

Palavras-chave:

Teoria de Enfermagem, Humanização da Assistência, Integralidade em Saúde

Resumo

Objetivou-se discutir as interfaces entre a teoria de enfermagem “Tornar-se Humano” e Política de Humanização brasileira, estabelecendo relações com a mudança de paradigma no cuidado em saúde. Trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa, crítica e reflexiva, a partir da triangulação da teoria de Rosimeire Parse, da Política Nacional de Humanização e publicações nacionais e estrangeiras sobre o fenômeno estudado. Foi possível demonstrar uma íntima relação entre os aspectos propostos na teoria do “Tornar-se humano” de Parse e a Política Nacional de Humanização, sobretudo nos aspectos de valorização dos sujeitos e coletivos, da integralidade, da significação das experiências vividas pelos utentes, do acolhimento e da escuta qualificada, bem como do cuidado de enfermagem como mediador de um processo de transformação dos modos de viver, possuindo não apenas fundamentos convergentes, mas sim o vislumbre de encontrar em ambas possibilidades de romper paradigmas e, consequentemente, de transformar as práticas de cuidados em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane da Silva Santos, Enfermeira

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado) da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Laís de Miranda Crispim Costa, Enfermeira

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Maria Cristina Soares Figueiredo Trezza, Enfermeira

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Cinthia Rafaela Amaro Gonçalves Andrade, Enfermeira

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado) da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Referências

Braga CG, Silva JV. Teorias de Enfermagem: Marco na evolução histórica e implicações no processo sistematizado do cuidar. In: Silva JV, Giffoni C. Evidências das teorias de enfermagem no processo de cuidar. 2 ed. Curitiba: Editora Prismas. 2016; 18-33.

Brandão MAG, Barros ALBL, Primo CC, Bispo GS, Lopes ROP. Teorias de enfermagem na ampliação conceitual de boas práticas de enfermagem. Rev Bras Enferm. 2019; 72(2):604-8.

Vera MLR. Teorias de Enfermagem: Termos e estruturas, origem, categorias e articulação com a prática. In: Silva JV, Giffoni C. Evidências das teorias de enfermagem no processo de cuidar. 2 ed. Curitiba: Editora Prismas, 2016, p. 34-54.

Souza SNDH, Rossetto EG, Sodré TM. Aplicação da Teoria de Parse no relacionamento enfermeiro-indivíduo. Rev Esc Enferm USP. 2000; 34(3):244-51.

Lins GAI, Armendaris MK, Pinho DLM, Kamada I, Jesus CAC, Reis PED. Teoria de tornar-se humano na enfermagem ecológica: Aplicando o método de avaliação de meleis. Texto Contexto Enferm. 2013; 22(4):1179-86.

Brasil. Política Nacional de Humanização-PNH. Ministério da saúde. Brasília-DF. 2013.

Kripka R, Scheller M, Bonotto DL. Pesquisa Documental: considerações sobre conceitos e características na pesquisa qualitativa. Atas-Investigação Qualitativa na Educação. 2015; 2:243-247.

Silva FVF, Silva LF, Guedes MVC, Moreira TMM, Rabelo ACS, Ponte KMA. Cuidado de enfermagem a pessoas com hipertensão fundamentado na teoria de Parse. Esc Anna Nery. 2013; 17(1):111-119.

Wills EM, Ewen MM. Grandes Teorias da enfermagem baseado no Processo Unitário. In: Bases Teóricas de Enfermagem. 2016.

Coelho RCHA. Cuidando da mulher gestante com HIV fundamentado na Teoria de Parse: um novo referencial para a prática da enfermagem [dissertação]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. 2001.

Publicado

29-03-2021
Métricas
  • Visualizações 0
  • PDF downloads: 0

Como Citar

SILVA SANTOS, T. da; CRISPIM COSTA, L. de M. .; SOARES FIGUEIREDO TREZZA, M. C.; AMARO GONÇALVES ANDRADE, C. R. . Interfaces entre a teoria de enfermagem de Rosemarie Parse e a política nacional de humanização. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 33, p. 81–89, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.33.81-89. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/352. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos