Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissional

Autores

  • Letycia Sardinha Peixoto Manhães letyciasardinha@gmail.com
    Universidade Federal Fluminense
  • Cláudia Mara de Melo Tavares claudiamara.uff@gmail.com
    Unirsidade Federal Fluminense
  • Rejane Eleuterio Ferreira rejane_eleuterio@hotmail.com
    Universidade Federal Fluminense
  • Andréa Damiana da Silva Elias andreadamiana@gmail.com
    Universidade Federal Fluminense

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.33.35-45

Palavras-chave:

Preceptoria, Ensino, Educação em Enfermagem, Hospitais de Ensino

Resumo

O estudo teve por objetivo investigar os saberes pedagógicos e práticas de ensino do preceptor de enfermagem na residência multiprofissional. Trata-se de um estudo descritivo, abordagem qualitativa e etnográfica. Realizou-se o seminário introdutório à temática da pesquisa, observação participante e entrevista individual com 12 enfermeiros preceptores de dois hospitais de ensino. Os dados foram teorizados à luz de Maurice Tardif a partir da análise de conteúdo segundo Bardin. A assistência de enfermagem e a preceptoria foram apresentadas como funções distintas, e a formação preceptora compreendida para dos saberes científicos e pedagógicos. A experiência e a habilidade foram descritas como diferencial na relação residente-preceptor. Os preceptores mobilizam os saberes de formação atrelados aos adquiridos a partir da experiência. As atividades como enfermeiro e preceptor culminam em interações humanas valiosas para o processo de aprendizagem, desde que praticadas com boa comunicação, respeito e disponibilidade.

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Biografia do Autor

Letycia Sardinha Peixoto Manhães, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutoranda. Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói-Rio de Janeiro, Brasil.

Cláudia Mara de Melo Tavares, Unirsidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora. Professora Titular dave Unirsidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói-Rio de Janeiro, Brasil.

Rejane Eleuterio Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora. Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói-Rio de Janeiro, Brasil.

Andréa Damiana da Silva Elias, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora. Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói-Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

29-03-2021
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Como Citar

PEIXOTO MANHÃES, L. S. .; MELO TAVARES, C. M. de .; ELEUTERIO FERREIRA, R.; SILVA ELIAS, A. D. da . Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissional. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 33, p. 35–45, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.33.35-45. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/347. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos