Análise do reconhecimento laboral na perspectiva dos docentes de enfermagem
DOI:
10.24276/rrecien2021.11.33.3-13Palavras-chave:
Enfermagem, Docentes, Saúde do trabalhadorResumo
Analisar o reconhecimento do trabalho na perspectiva do docente de enfermagem em um contexto neoliberal. Pesquisa qualitativa, descritiva, realizada em duas faculdades de enfermagem públicas e federais, no Rio de Janeiro, com 27 docentes. A coleta de dados ocorreu por meio de uma entrevista individual semiestruturada, nos meses de maio e junho de 2016. Os docentes expuseram que o reconhecimento se apresenta maior e mais perceptível quando os discentes têm afinidade pela área de atuação do professor e também pelos orientandos. Alguns docentes apontaram que àqueles inseridos no programa de pós-graduação são mais valorizados se comparados aos atuantes na graduação. O reconhecimento advindo do bom ambiente de trabalho, por vezes, não é enfatizado em razão de algumas fragilidades de relacionamento interpessoal e por questões políticas. Faz-se necessário um esforço dos próprios docentes e dos gestores das instituições para a construção de um ambiente de trabalho salutar.
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