Análise do reconhecimento laboral na perspectiva dos docentes de enfermagem

Autores

  • Camila Arantes Ferreira Brecht D’Oliveira camilabrechtuerj@gmail.com
    FIOCRUZ
  • Thereza Christina Mó y Mó Loureiro Varella thereza1208@gmail.com
    UERJ
  • Carolina Cabral Pereira da Costa carolcuerj@hotmail.com
    UERJ
  • Manoel Luís Cardoso Vieira mlcv22@bol.com.br
    UFRJ
  • Sheila Nascimento Pereira de Farias sheilaguadagnini@gmail.com
    UFRJ
  • Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza norval_souza@yahoo.com.br
    UERJ

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.33.3-13

Palavras-chave:

Enfermagem, Docentes, Saúde do trabalhador

Resumo

Analisar o reconhecimento do trabalho na perspectiva do docente de enfermagem em um contexto neoliberal. Pesquisa qualitativa, descritiva, realizada em duas faculdades de enfermagem públicas e federais, no Rio de Janeiro, com 27 docentes. A coleta de dados ocorreu por meio de uma entrevista individual semiestruturada, nos meses de maio e junho de 2016. Os docentes expuseram que o reconhecimento se apresenta maior e mais perceptível quando os discentes têm afinidade pela área de atuação do professor e também pelos orientandos. Alguns docentes apontaram que àqueles inseridos no programa de pós-graduação são mais valorizados se comparados aos atuantes na graduação. O reconhecimento advindo do bom ambiente de trabalho, por vezes, não é enfatizado em razão de algumas fragilidades de relacionamento interpessoal e por questões políticas. Faz-se necessário um esforço dos próprios docentes e dos gestores das instituições para a construção de um ambiente de trabalho salutar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Arantes Ferreira Brecht D’Oliveira, FIOCRUZ

Doutoranda em Epidemiologia pela Escola de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ.

Thereza Christina Mó y Mó Loureiro Varella, UERJ

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Carolina Cabral Pereira da Costa, UERJ

Doutora em Enfermagem. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da UERJ e do Centro Universitário Celso Lisboa.

Manoel Luís Cardoso Vieira, UFRJ

Doutor em Enfermagem. Enfermeiro do Instituto de Doenças do Tórax (IDT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professor do Centro Universitário Celso Lisboa.

Sheila Nascimento Pereira de Farias, UFRJ

Doutora em Enfermagem. Professor Associado IV da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ.

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, UERJ

Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento Médico-Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Pró-cientista da UERJ.

Referências

D’Oliveira CAFB, Almeida CM, Souza NVDO, Pires AS, Madriaga LCV. Prazer e sofrimento no trabalho: perspectivas de docentes de enfermagem. Rev Baiana Enferm. 2017; 31(3):e20297.

Abadia-Barrero C, Pinilla-Alfonso MY, Ariza KR, Hector CRS. Neoliberalismo en salud: la tortura de trabajadoras y trabajadores. del Instituto Materno Infantil de Bogotá. Rev Salud Públic. 2012; 14(Supl 1):18-31.

Marques DO, Pereira MS, Souza ACS, Vila VSC, Almeida CCOF, Oliveira EC. Absenteeism: illness of the nursing staff of a university hospital. Rev Bras Enferm. 2015; 68(5):594-600.

Gonçalves FGA, Souza NVDO; Pires AS, Santos DM, D’Oliveira CAFB, Ribeiro LV. Modelo neoliberal e suas implicações para a saúde do trabalhador de enfermagem. Rev Enferm UERJ. 2014; 22(4):519-25.

Souza NVDO, Gonçalves FGA, Pires AS, David HMSL. Influência do neoliberalismo na organização e processo de trabalho hospitalar de enfermagem. Rev Bras Enferm. 2017; 70(5):912-919.

Silva OG, Navarro EC. A relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem. Rev Eletr Univar. 2012; 3(8):95-100.

Webber DV, Vergani V. A profissão de professor na sociedade de risco e a urgência por descanso, dinheiro e respeito no meio ambiente laboral. In: XIX Encontro Nacional do CONPEDI, 2010, Ceará. Anais. Ceará. 2010.

Hood LJ. Conceptual bases of professional nursing. Philadelphia: Wolters Kluwer Health. 2014.

Dejours C. A metodologia em psicodinâmica do trabalho. In: Lancman S, Sznelwar LI. (Org.). Christophe Dejours. Da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz. 2011.

Bendassoli PF. Reconhecimento no trabalho: perspectivas e questões contemporâneas. Psicologia em Estudo. 2012; 17(1):37-46.

Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

Libardi DA. O papel do professor universitário na construção do conhecimento. Rev Educação. 2010; 13(15).

Lyra GFD et al. Sofrimento psíquico e trabalho docente – implicações na detecção de problemas de comportamento em alunos. Est Pesq Psicologia. 2013; 13(2):724-744.

Alcará AR, et al. Fatores que influenciam o compartilhamento da informação e do conhecimento. Perspectivas Ciência Inform. 2009; 14(1):170-91.

D’Oliveira CAFB, Almeida CM. A vivência do prazer e do sofrimento no trabalho docente de enfermagem: a percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio de Janeiro. 2014. (Monografia de graduação) - Rio de Janeiro - (RJ) Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2014.

Machado FT. Relações entre trabalho, qualidade de vida e saúde dos docentes. (Monografia de graduação) - Santa Cruz do Sul - Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Santa Cruz do Sul. 2016.

Baggio MA, Erdmann AL. (In)visibilidade do cuidado e da profissão de enfermagem no espaço de relações. Acta Paul Enferm. 2010; 23(6):745-50.

Pinheiro FT, Mendes FP. As enfermeiras e a enfermagem na época vitoriana segundo a obra de Anne Perry. HERE. 2012; 3(2):97-112.

Freire LIF, Fernandez C. O professor universitário novato: tensões, dilemas e aprendizados no início da carreira docente. Ciênc Educ. 2015; 21(1):255-272.

Guedes MC, Azevedo N, Ferreira LO. A produtividade científica tem sexo? Cadernos Pagu. 2015; 367-399.

Tardif M. Saberes docentes e formação profissional. 16 ed. Petropolis, RJ: Vozes. 2014.

Nogueira STO, Brasil KTR. O lugar do reconhecimento no trabalho docente. Rev Exitus. 2013; 3(2).

Morais MF, Almeida LS, Azevedo I. Criatividade e práticas docentes no Ensino Superior: Como pensam os alunos de áreas curriculares diferentes? Rev Amazônica, Amazonas. 2014; 12(2):97-126.

Terra CF. O que as organizações precisam fazer para serem bem vistas nas mídias sociais sob a ótica da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas. In: V ABRAPCORP, 2001. Anais. 2001.

Ávila LI, et al. Implicações da visibilidade da enfermagem no exercício profissional. Rev Gaúcha Enferm. 2013; 34(3):102-109.

Publicado

29-03-2021
Métricas
  • Visualizações 1
  • PDF downloads: 0

Como Citar

FERREIRA BRECHT D’OLIVEIRA, C. A. .; MÓ Y MÓ LOUREIRO VARELLA, T. C. .; PEREIRA DA COSTA, C. C. .; CARDOSO VIEIRA, M. L. .; PEREIRA DE FARIAS, S. N. .; DANTAS DE OLIVEIRA SOUZA, N. V. . Análise do reconhecimento laboral na perspectiva dos docentes de enfermagem. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 33, p. 03–13, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.33.3-13. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/344. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.