Satisfação dos estudantes de enfermagem com a prática simulada

Autores

  • Isabel Lucas ilucas@esscvp.eu
    Escola Superior de Saúde da Cruz
  • Rita Marques rmarques@esscvp.eu
    Escola Superior de Saúde da Cruz
  • Manuela Néné mnene@esscvp.eu
    Escola Superior de Saúde da Cruz
  • Isabel Santos Silva ssilva@esscvp.eu
    Escola Superior de Saúde da Cruz
  • Leila Sales lsales@esscvp.eu
    Escola Superior de Saúde da Cruz
  • Carla Mendes cmendes@esscvp.eu
    Escola Superior de Saúde da Cruz

DOI:

10.24276/rrecien2020.10.32.314-323

Palavras-chave:

Simulação, Satisfação, Estudantes de Enfermagem

Resumo

A simulação na formação é um método pedagógico efetivo para o desenvolvimento de competências. Sintetizar o conhecimento atual sobre a prática simulada, especificamente a satisfação dos estudantes. Revisão integrativa. Artigos em texto integral livre, nos idiomas português, inglês e espanhol, entre 2008-2018, disponíveis na CINAHL, LILACS, MEDLINE, MEDICLATINA, Cochrane Database of Systematic Reviews, MedicLatinaPubMed, BDEnf, IBECS e SCIELO. Emerge 3 categorias: Satisfação/autoconfiança com a simulação; Eficácia da simulação no treino de competências; Impacto das várias estratégias de ensino com a simulação na aquisição de competências em Enfermagem. Os estudantes sentem-se satisfeitos com a prática da simulação, considerando-a, uma experiência que contribui para a autoconfiança e promotora da aquisição de competências. Necessidade de estudos demostrativos da efetividade da prática simulada a longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Lucas, Escola Superior de Saúde da Cruz

PhD Psicologia. Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa. Lisboa; Portugal

Rita Marques, Escola Superior de Saúde da Cruz

PhD Enfermagem. Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa. Lisboa; Portugal.

Manuela Néné, Escola Superior de Saúde da Cruz

PhD Psicologia. Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa. CINTESIS - NursID Innovation and Development in Nursing. Lisboa; Portugal.

Isabel Santos Silva, Escola Superior de Saúde da Cruz

Mestre em Ciências da Educação. Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa. Lisboa; Portugal.

Leila Sales, Escola Superior de Saúde da Cruz

Mestre em Enfermagem. Professora da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa. Lisboa; Portugal.

Carla Mendes, Escola Superior de Saúde da Cruz

Mestre em Saúde Escolar. Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa. Lisboa; Portugal.

Referências

Martins J, Mazzo A, Baptista R, Coutinho V, Godoy S, Mendes I et al. A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica. São Paulo: Acta Paul Enferm. 2012; 25(4):619-625.

Oliveira-Kumakura A, Silva J, Gonçalves N. Da aula teórica ao uso da simulação para ensinar o cuidar de pessoas com queimaduras: relato de caso. Rio de Janeiro: Esc Anna Nery. 2018; 22(3):e20170391.

Ferreira RP, Guedes HM, Oliveira DWD, et al. Simulação Realística como Estratégia de Ensino no Aprendizado de Estudantes da Área da Saúde. Divinopolis: Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. 2018; 8:2508.

Araya Á, Espinoza M, Medina V, Palma J, Lara A, Parra N. Validación de la encuesta de calidad y satisfacción de simulación clínica en estudiantes de enfermería. Chile: Cienc Enferm. 2017; 23(2):133-145.

Moura E, Caliri M. Simulação para desenvolvimento da competência clínica de avaliação de risco para úlcera por pressão. São Paulo: Acta Paul Enferm. 2013; 26(4):369-375.

Leigh GT. High-fidelity patient simulation and nursing students' self-efficacy: a review of the literature. International Journal of Nursing Education Scholarship. 2008; 5:37.

Martins J, Mazzo A, Mendes I, Rodrigues M. A Simulação no Ensino de Enfermagem. Série Monográfica Educação e Investigação em Saúde. Coimbra: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde (UICISA: E) e Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). 2014:125-159.

Whitman D, Rooy D, Viswesvaran C. Satisfaction, citizenship behaviors, and performance in work units: a meta-analysis of collective construct relations. Oregon: Personnel Psychology. 2010: 63(1):41-81.

Boellaard MR, Brandt CL, Johnson NL, Zorn CR. Practicing for practice: accelerated second baccalaureate degree nursing (ABSN) students evaluate simulations. New York: Nursing Education Perspectives. 2014; 35(4):257-258.

Bruce SA, Scherer YK, Curran CC, Urschel DM, Erdley S, Ball LS. A collaborative exercise between graduate and undergraduate nursing students using a computer-assisted simulator in a mock cardiac arrest. New York: Nursing Education Perspectives. 2009; 30(1):22-27.

Fountain RA, Alfred D. Student satisfaction with high-fidelity simulation: does it correlate with learning styles? New York: Nursing Education Perspectives. 2009; 30(2):96-98.

Jeffries PR, Beach M, Decker SI, Dlugasch L, Groom J, Settles J, et al. Multi-center development and testing of a simulation-based cardiovascular assessment curriculum for advanced practice nurses. New York: Nursing Education Perspectives. 2011; 32(5):316-322.

Lewis DY, Ciak AD. The impact of a Simulation Lab Experience for Nursing Students. New York: Nursing Education Perspectives (National League for Nursing). 2011; 32(4):256-258.

Smith SJ, Roehrs CJ. High-fidelity simulation: factors correlated with nursing student satisfaction and self-confidence. New York: Nursing Education Perspectives. 2009; 30(2):74-78.

Weaver A. High-fidelity patient simulation in nursing education: an integrative review. New York: Nursing Education Perspectives. 2011; 32(1):37-40.

Bergamasco EC, Murakami BM, Cruz DA. Uso da Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem (ESEAA) e da Escala do Design da Simulação (EDS) no ensino de enfermagem: relato de experiência. Rio de Janeiro: Sci Med. 2018; 28(3):ID31036.

Tarafa MF, Ruiz DM, Almazor A, Insa E, Hurtado B, Nebot C, et al. Simulación clínica en enfermería comunitaria. FEM (Ed. impresa). 2015; 18(Suppl1):62-66.

Araya S, Apip M, Cook M. Educación en salud: en la búsqueda de metodologías innovadoras. Chile: Cienc Enferm. 2011; 17(1):57-69.

Madhavanprabhakaran G, Al-Khasawneh E, Wittmann L. Perceived Benefits of Pre-Clinical Simulation-based Training on Clinical Learning Outcomes among Omani Undergraduate Nursing Students. Omã: Sultan Qaboos University Medical Journal. 2015; 15(1):e105-111.

Raman S, Noronha J, Michael J, Madhavan G, Ramasubramaniam S, et al. Undergraduate Arab Nursing Students Simulation Training (SST) Using Maternity Simulaids: An overview of obstetric skill performance assessment by OSCE, Skill Competency and Student Satisfaction. Ontário: International Journal of Nursing Education. 2011; 3(2):96-101.

Baptista R, Martins J, Pereira M, Mazzo A. Simulação de Alta-Fidelidade no Curso de Enfermagem: ganhos percebidos pelos estudantes. Coimbra: Rev Enferm Ref. 2014; 4(1):135-144.

Jumah JAB, 1Ruland JP. A Critical Review of Simulation-Based on Nursing Education Research: 2004-2011. Ontário: International Journal of Nursing Education. 2015; 7(3):135-139.

Leonard B, Shuhaibar ELH, Chen R. Nursing student perceptions of intraprofessional team education using high-fidelity simulation. Grove Road: Journal of Nursing Education. 2010; 49(11):628-631.

Mills J, West C, Langtree T, Usher K, Henry R, Chamberlain-Salaun J, et al. Putting it Together: Unfolding case studies and high-fidelity simulation in the first-year of an undergraduate nursing curriculum. Meadowbrook: Nurse Education in Practice. 2014; 14(1):12-17.

Tosterud R, Hedelin B, Hall-Lord ML. Nursing students’ perceptions of high-and low-fidelity simulation used as learning methods. Meadowbrook: Nurse Education In Practice. 2013; 13(4):262-270.

Publicado

31-12-2020
Métricas
  • Visualizações 0
  • PDF downloads: 0

Como Citar

LUCAS, I. .; MARQUES, R. .; NÉNÉ, M. .; SANTOS SILVA, I. .; SALES, L. .; MENDES, C. . Satisfação dos estudantes de enfermagem com a prática simulada. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 10, n. 32, p. 314–323, 2020. DOI: 10.24276/rrecien2020.10.32.314-323. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/336. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Revisão