Satisfação dos estudantes de enfermagem com a prática simulada
DOI:
10.24276/rrecien2020.10.32.314-323Palavras-chave:
Simulação, Satisfação, Estudantes de EnfermagemResumo
A simulação na formação é um método pedagógico efetivo para o desenvolvimento de competências. Sintetizar o conhecimento atual sobre a prática simulada, especificamente a satisfação dos estudantes. Revisão integrativa. Artigos em texto integral livre, nos idiomas português, inglês e espanhol, entre 2008-2018, disponíveis na CINAHL, LILACS, MEDLINE, MEDICLATINA, Cochrane Database of Systematic Reviews, MedicLatinaPubMed, BDEnf, IBECS e SCIELO. Emerge 3 categorias: Satisfação/autoconfiança com a simulação; Eficácia da simulação no treino de competências; Impacto das várias estratégias de ensino com a simulação na aquisição de competências em Enfermagem. Os estudantes sentem-se satisfeitos com a prática da simulação, considerando-a, uma experiência que contribui para a autoconfiança e promotora da aquisição de competências. Necessidade de estudos demostrativos da efetividade da prática simulada a longo prazo.
Downloads
Referências
Martins J, Mazzo A, Baptista R, Coutinho V, Godoy S, Mendes I et al. A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica. São Paulo: Acta Paul Enferm. 2012; 25(4):619-625.
Oliveira-Kumakura A, Silva J, Gonçalves N. Da aula teórica ao uso da simulação para ensinar o cuidar de pessoas com queimaduras: relato de caso. Rio de Janeiro: Esc Anna Nery. 2018; 22(3):e20170391.
Ferreira RP, Guedes HM, Oliveira DWD, et al. Simulação Realística como Estratégia de Ensino no Aprendizado de Estudantes da Área da Saúde. Divinopolis: Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. 2018; 8:2508.
Araya Á, Espinoza M, Medina V, Palma J, Lara A, Parra N. Validación de la encuesta de calidad y satisfacción de simulación clínica en estudiantes de enfermería. Chile: Cienc Enferm. 2017; 23(2):133-145.
Moura E, Caliri M. Simulação para desenvolvimento da competência clínica de avaliação de risco para úlcera por pressão. São Paulo: Acta Paul Enferm. 2013; 26(4):369-375.
Leigh GT. High-fidelity patient simulation and nursing students' self-efficacy: a review of the literature. International Journal of Nursing Education Scholarship. 2008; 5:37.
Martins J, Mazzo A, Mendes I, Rodrigues M. A Simulação no Ensino de Enfermagem. Série Monográfica Educação e Investigação em Saúde. Coimbra: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde (UICISA: E) e Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). 2014:125-159.
Whitman D, Rooy D, Viswesvaran C. Satisfaction, citizenship behaviors, and performance in work units: a meta-analysis of collective construct relations. Oregon: Personnel Psychology. 2010: 63(1):41-81.
Boellaard MR, Brandt CL, Johnson NL, Zorn CR. Practicing for practice: accelerated second baccalaureate degree nursing (ABSN) students evaluate simulations. New York: Nursing Education Perspectives. 2014; 35(4):257-258.
Bruce SA, Scherer YK, Curran CC, Urschel DM, Erdley S, Ball LS. A collaborative exercise between graduate and undergraduate nursing students using a computer-assisted simulator in a mock cardiac arrest. New York: Nursing Education Perspectives. 2009; 30(1):22-27.
Fountain RA, Alfred D. Student satisfaction with high-fidelity simulation: does it correlate with learning styles? New York: Nursing Education Perspectives. 2009; 30(2):96-98.
Jeffries PR, Beach M, Decker SI, Dlugasch L, Groom J, Settles J, et al. Multi-center development and testing of a simulation-based cardiovascular assessment curriculum for advanced practice nurses. New York: Nursing Education Perspectives. 2011; 32(5):316-322.
Lewis DY, Ciak AD. The impact of a Simulation Lab Experience for Nursing Students. New York: Nursing Education Perspectives (National League for Nursing). 2011; 32(4):256-258.
Smith SJ, Roehrs CJ. High-fidelity simulation: factors correlated with nursing student satisfaction and self-confidence. New York: Nursing Education Perspectives. 2009; 30(2):74-78.
Weaver A. High-fidelity patient simulation in nursing education: an integrative review. New York: Nursing Education Perspectives. 2011; 32(1):37-40.
Bergamasco EC, Murakami BM, Cruz DA. Uso da Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem (ESEAA) e da Escala do Design da Simulação (EDS) no ensino de enfermagem: relato de experiência. Rio de Janeiro: Sci Med. 2018; 28(3):ID31036.
Tarafa MF, Ruiz DM, Almazor A, Insa E, Hurtado B, Nebot C, et al. Simulación clínica en enfermería comunitaria. FEM (Ed. impresa). 2015; 18(Suppl1):62-66.
Araya S, Apip M, Cook M. Educación en salud: en la búsqueda de metodologías innovadoras. Chile: Cienc Enferm. 2011; 17(1):57-69.
Madhavanprabhakaran G, Al-Khasawneh E, Wittmann L. Perceived Benefits of Pre-Clinical Simulation-based Training on Clinical Learning Outcomes among Omani Undergraduate Nursing Students. Omã: Sultan Qaboos University Medical Journal. 2015; 15(1):e105-111.
Raman S, Noronha J, Michael J, Madhavan G, Ramasubramaniam S, et al. Undergraduate Arab Nursing Students Simulation Training (SST) Using Maternity Simulaids: An overview of obstetric skill performance assessment by OSCE, Skill Competency and Student Satisfaction. Ontário: International Journal of Nursing Education. 2011; 3(2):96-101.
Baptista R, Martins J, Pereira M, Mazzo A. Simulação de Alta-Fidelidade no Curso de Enfermagem: ganhos percebidos pelos estudantes. Coimbra: Rev Enferm Ref. 2014; 4(1):135-144.
Jumah JAB, 1Ruland JP. A Critical Review of Simulation-Based on Nursing Education Research: 2004-2011. Ontário: International Journal of Nursing Education. 2015; 7(3):135-139.
Leonard B, Shuhaibar ELH, Chen R. Nursing student perceptions of intraprofessional team education using high-fidelity simulation. Grove Road: Journal of Nursing Education. 2010; 49(11):628-631.
Mills J, West C, Langtree T, Usher K, Henry R, Chamberlain-Salaun J, et al. Putting it Together: Unfolding case studies and high-fidelity simulation in the first-year of an undergraduate nursing curriculum. Meadowbrook: Nurse Education in Practice. 2014; 14(1):12-17.
Tosterud R, Hedelin B, Hall-Lord ML. Nursing students’ perceptions of high-and low-fidelity simulation used as learning methods. Meadowbrook: Nurse Education In Practice. 2013; 13(4):262-270.
Publicado
- Visualizações 0
- PDF downloads: 0