Parada cardiorrespiratória: o conhecimento, atitude e prática de acadêmicos

Tamara Espíndola de Morais, Lucas Ventura de Lima, Marcia Silva Nogueira

Resumo

Avaliar o nível de conhecimento de acadêmicos do curso de Educação Física em um Centro Universitário no Distrito Federal a respeito do reconhecimento, atitude e prática frente à parada cardiorrespiratória. Trata se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, que foi realizada em um Centro Universitário do Distrito Federal, por meio de um questionário direcionado aos acadêmicos do curso de Educação Física que estivessem de acordo com os critérios de seleção e desejassem participar. Todos os acadêmicos demonstraram possuir algum tipo de conhecimento sobre PCR, mas não se declaram aptos para realizar algum tipo de intervenção. É possível constatar que os acadêmicos possuem sim um relativo conhecimento sobre PCR e sobre os primeiros cuidados a serem prestados à vítima, porém, ainda demostram insegurança para a realização das manobras de RCP com eficiência, o que sugere a aplicação de curso extensionistas, de atualização e aperfeiçoamento desses graduandos.

Descritores: Parada Cardiorrespiratória, Reanimação Cardiopulmonar, Suporte Básico de Vida.

 

Cardiorespiratory arrest: knowledge, attitude and practice of academics

Abstract: Evaluate the level of knowledge of physical education students at a University Center in the Federal District regarding recognition, attitude and practice in the face of cardiorespiratory arrest. This is a descriptive and quantitative research, which was conducted in a University Center of the Federal District, through a questionnaire directed to physical education students who were in accordance with the selection criteria and wished Participate. All academics have demonstrated to have some kind of knowledge about CRP, but do not declare themselves able to perform some kind of intervention. It is possible to note that academics have a relative knowledge about CRP and the first care to be provided to the victim, but still show insecurity for performing CPR maneuvers efficiently, which suggests the application of course extensionists, updating and improving these undergraduates.

Descriptors: Cardiorespiratory Arrest, Cardiopulmonary Resuscitation, Basic Life Support.

 

Cardioryación arrest: conocimiento, actitud y práctica de los académicos

Resumen: Evaluar el nivel de conocimiento de los estudiantes de educación física en un Centro Universitario en el Distrito Federal con respecto al reconocimiento, actitud y práctica frente a la parada cardiorrespiratoria. Se trata de una investigación descriptiva y cuantitativa, que se llevó a cabo en un Centro Universitario del Distrito Federal, a través de un cuestionario dirigido a estudiantes de educación física que estaban de acuerdo con los criterios de selección y deseaban Participar. Todos los académicos han demostrado tener algún tipo de conocimiento sobre CRP, pero no se declaran capaces de realizar algún tipo de intervención. Es posible notar que los académicos tienen un conocimiento relativo sobre el CRP y los primeros cuidados que se brinda a la víctima, pero todavía muestran inseguridad para realizar maniobras de RCP de manera eficiente, lo que sugiere la aplicación, por supuesto, extensionistas, actualizando y mejorando a estos estudiantes universitarios.

Descriptores: Detención Cardiorrespiratoria, Reanimación Cardiopulmonar, Soporte Vital Básico.

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