Comunicação e amamentação: simulação clínica para educação em enfermagem

Autores

  • Poliana Monti Fonseca Graminha polimonti@outlook.com
    EERP
  • Fernanda dos Santos Nogueira de Góes fersngoes@gmail.com
    EERP
  • Luciana Mara Monti Fonseca lumonti@eerp.usp.br
    EERP
  • Rosangela Andrade Aukar de Camargo rcamargo@eerp.usp.br
    EERP
  • Francislene do Carmo Silva franciscs@usp.br
    EERP
  • Vanessa Ferreira de Lima vanessafdl@usp.br
    EERP

DOI:

10.24276/rrecien2020.10.32.164-174

Palavras-chave:

Treinamento por Simulação, Aleitamento Materno, Comunicação em Saúde

Resumo

O estudo objetivou desenvolver e validar cenário para simulação clínica sobre a comunicação e amamentação na Atenção Primária a Saúde. Pesquisa metodológica, com oito professores e nove pós-graduandos, em duas etapas. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2018. Na etapa 1 realizou-se validação semântica do cenário escrito com cinco professores que preencheram instrumento. Na etapa 2 validou-se o cenário em atividade laboratorial simulada, com os demais participantes, que preencheram checklist durante o processo de simulação. Em ambas as etapas, a validação foi considerada quando se atingiu Índice de Validade de Conteúdo (IVC) superior a 0,8 para cada item dos instrumentos. Na etapa 1 todos os itens atingiram IVC de 1,0. Na validação do cenário, todos os itens atingiram IVC superior a 0,8, excetuando-se “avaliação das mamas”. Conclui-se que o cenário validado cientificamente pode ser aplicado na educação em enfermagem, bem como ser aliado na educação permanente em saúde.

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Biografia do Autor

Poliana Monti Fonseca Graminha, EERP

Enfermeira. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo(EERP/USP).

Fernanda dos Santos Nogueira de Góes, EERP

Enfermeira. Professora Doutora. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, EERP/USP.

Luciana Mara Monti Fonseca, EERP

Enfermeira. Professora Associada. Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública, EERP/USP.

Rosangela Andrade Aukar de Camargo, EERP

Enfermeira. Professora Doutora. Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública, EERP/USP.

Francislene do Carmo Silva, EERP

Enfermeira. Mestranda em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública, EERP/USP.

Vanessa Ferreira de Lima, EERP

Enfermeira. Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública, EERP/USP.

Referências

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Publicado

31-12-2020
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Como Citar

FONSECA GRAMINHA, P. M. .; NOGUEIRA DE GÓES, F. dos S. .; MONTI FONSECA, L. M. .; AUKAR DE CAMARGO, R. A. .; CARMO SILVA, F. do .; FERREIRA DE LIMA, V. . Comunicação e amamentação: simulação clínica para educação em enfermagem. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 10, n. 32, p. 164–174, 2020. DOI: 10.24276/rrecien2020.10.32.164-174. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/321. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais