Condutas de urgência e emergência na atenção básica sob a ótica de discentes de enfermagem

Autores

  • Thatiana Mendes Pêgo thatianamendes123@gmail.com
    Enfermeira
  • Amanda Rebeca Rebello amandarebelo96@gmail.com
    Enfermeira
  • Renata Flavia Abreu da Silva renata.f.silva@unirio.br
    UNIRIO
  • Andressa Teoli Nunciaroni andressa.nunciaroni@unirio.br
    Professora
  • Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa vanessa.correa@unirio.br
    EEAP

DOI:

10.24276/rrecien2020.10.31.3-12

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Enfermagem, Emergências

Resumo

A Atenção Básica em Saúde (ABS) é considerada como uma das portas de entrada dos usuários na rede de atenção à saúde, sendo necessário que os profissionais estejam preparados para atuar nas demandas de urgência e emergência neste cenário. Conhecer as condutas em situações de urgência e emergência desenvolvidas pelos profissionais de saúde na ABS sob a ótica de discentes de Enfermagem. Pesquisa descritiva, qualitativa. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas e a sistematização de conteúdo temático-categorial foi empregada para análise. Participaram 11 estudantes de enfermagem e construiu-se 04 categorias: Concepção de urgência e emergência; Profissionais que atuam nas situações de urgência e emergência; Condutas dos profissionais nas urgências e emergência; Fragilidades no atendimento nos serviços de urgência e emergência. Identificou-se, portanto, sob o olhar dos discentes, as condutas em situação de urgência e emergência na ABS, quais os profissionais atuantes, as fragilidades, as concepções relacionadas.

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Biografia do Autor

Thatiana Mendes Pêgo, Enfermeira

Enfermeira. Graduação em Enfermagem na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP). Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

Amanda Rebeca Rebello, Enfermeira

Enfermeira. Graduação em Enfermagem na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP). Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

Renata Flavia Abreu da Silva, UNIRIO

Professora Docente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), Departamento de Enfermagem Enfermagem Médico-Cirúrgica (DEMC). Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

Andressa Teoli Nunciaroni, Professora

Professora. Docente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), Departamento de Enfermagem de Saúde Pública (DESP). Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa, EEAP

Professora Docente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), Departamento de Enfermagem de Saúde Pública (DESP). Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

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Publicado

28-09-2020
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Como Citar

MENDES PÊGO, T. .; REBELLO, A. R. .; ABREU DA SILVA, R. F. .; TEOLI NUNCIARONI, A. .; ALMEIDA FERREIRA CORRÊA, V. de . Condutas de urgência e emergência na atenção básica sob a ótica de discentes de enfermagem. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 10, n. 31, p. 03–12, 2020. DOI: 10.24276/rrecien2020.10.31.3-12. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/285. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais