Práticas integrativas e complementares para promoção e recuperação da saúde
DOI:
10.24276/rrecien2020.10.30.209-221Palavras-chave:
Terapias Complementares, Saúde, Promoção da SaúdeResumo
Este estudo objetivou identificar e caracterizar as tendências das Teses e Dissertações, produzidas no Brasil, acerca da efetividade das PIC para promoção e recuperação da saúde. Estudo documental, descritivo e exploratório, realizado a partir das produções disponíveis no Catálogo de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal. Incluiu-se estudos primários e de intervenção. Estudos que não contemplaram a temática, com resumos incompletos ou indisponíveis, que não responderam à questão de pesquisa, estudos metodológicos ou de revisão foram excluídos. Predominaram estudos oriundos de dissertações e desenvolvidos por enfermeiros. Acupuntura, musicoterapia e reiki foram as práticas mais utilizadas. As PIC mostraram-se efetivas para o tratamento de ansiedade, estresse, obesidade, dor e proporcionaram melhora do sono, das condições circulatórias e da qualidade de vida. Acupuntura, auriculoterapia, musicoterapia e reiki surgem como tendências das PIC para a promoção e recuperação da saúde, demonstrando-se efetivas diante de condições crônicas e de distúrbios físicos e fisiológicos.
Downloads
Referências
Mendes EV. O cuidado das condições crônicas na atenção primária à saúde: o imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde. 2012.
Kurebayashi LFS. Auriculoterapia chinesa para redução de estresse e melhoria de qualidade de vida de equipe de enfermagem: ensaio clínico randomizado. Tese (Doutorado). Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2013; 1-275.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC/SUS). Brasília: Ministério da Saúde. 2006.
Prado JM. Aplicação da auriculoterapia verdadeira e sham no tratamento de estresse em enfermeiros. Dissertação (Mestrado). Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2014; 1-98.
Mafetoni RR, Rodrigues MH, Jacob LMS, Shimo AKK. Effectiveness of auriculotherapy on anxiety during labor: a randomized clinical trial. Rev Latino Am Enferm. 2018; 26:e3030.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Práticas Integrativas e Complementares (PICS): quais são e para que servem. Brasília: Ministério da Saúde. 2019.
Pancieri AP. Terapia floral: significado da participação em pesquisa clínica para ansiosos com sobrepeso ou obesidade. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo. 2018; 1-60.
Domingos TS. Massagem com aromaterapia e sua eficácia para o usuário em internação psiquiátrica. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu. 2014; 1-110.
Martins SXC. Ciclos em dança: O (re) encontro com a espiritualidade e a feminilidade no processo arteterapêutico. Dissertação (Mestrado). Departamento de Ciências das religiões da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. 2015; 1-130.
Champs NS. Avaliação do tratamento com homeopatia e acupuntura na melhoria da qualidade de vida das mulheres atendidas no sistema único de saúde da SMSA/BH. Tese (Doutorado). Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2016; 1-109.
Vianna D. A terapia expressiva como estratégia de cuidado integral no núcleo de atenção oncológica do hospital universitário Antônio Pedro. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminente, Niterói. 2013; 1-195.
Fusco SFB. Efetividade da terapia floral na ansiedade de adultos com sobrepeso ou obesidade: ensaio clínico randomizado e controlado. Tese (Doutorado). Escola de Enfermagem da Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho, Botucatu. 2018; 1-79.
Pereira CD. Acupuntura no Tratamento Complementar da Diabetes Mellitus Tipo II: intervenção clínica aplicada por enfermeiros acupunturistas. Dissertação (Mestrado). Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2015; 1-108.
Almeida AP. Canto Gregoriano como redutor de ansiedade das mães de crianças hospitalizadas: estratégia para a enfermagem. Dissertação (Mestrado). Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2010; 1-111.
Silva JOR. Dança circular como prática integrativa e complementar: contribuições para promoção da saúde. Dissertação (Mestrado). Departamento de Saúde da Família da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2016; 1-113.
Borges TP. Uso da massagem como intervenção na lombalgia ocupacional em trabalhadores de enfermagem. Dissertação (Mestrado) - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2013; 1-161.
Ferreira RSS. Reiki: Uma abordagem do ponto de vista das emoções. Dissertação (Mestrado). Departamento de Educação da Universidade Federal Da Paraíba, João Pessoa. 2018; 1.128.
Silva VA. Bem-estar espiritual decorrente da audição passiva de música sacra em familiares enlutados: ensaio clínico randomizado. Tese (Doutorado). Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2015; 1-155.
Gatti MFZ. A música como intervenção redutora da ansiedade do profissional de serviços de emergência: utopia ou realidade? Dissertação (Mestrado). Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2005; 1-103.
Marinis C. Meditação como ferramenta para redução do nivel de estresse do profissional de enfermagem que atua em saúde mental. Escola de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo, São Paulo. 2016; 1-75.
Puggina ACG. O uso da música e de estímulos vocais em pacientes em estado de coma: relação entre estímulo auditivo, sinais vitais, expressão facial e Escalas de Glasgow e Ramsay. Dissertação (Mestrado). Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2006; 1-157.
Souza LAC. Avaliação de sintomas climatéricos, parâmetros antropométricos e laboratoriais em praticantes de yoga. Dissertação (Mestrado). Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto. 2018; 1-89.
Cordeiro LR. Reiki como cuidado de enfermagem em pessoas com ansiedade no âmbito da estratégia saúde da família. Dissertação (Mestrado). Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 2016; 1-149.
Medeiros SP. Reiki como tecnologia de cuidado em enfermagem às pessoas com depressão. Dissertação (Mestrado). Departamento De Enfermagem da Universidade Federal Do Rio Grande, Rio Grande. 2018; 1-95.
Mizuno J. Modulação autonômica, pressão arterial, aptidão funcional e qualidade de vida em mulheres com hipertensão arterial submetidas a um programa de Hatha Ioga. Tese (Doutorado). Departamento de Ciências da Motricidade da Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho/Rio Claro, Rio Claro. 2015; 1-82.
Puggina ACG. Análise das respostas vitais, faciais e de tônus muscular frente ao estímulo música ou mensagem em pacientes em coma, estado vegetativo ou sedado. Tese (Doutorado). Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2011; 1-215.
Oliveira RMJ. Efeitos da prática do Reiki sobre aspectos psicofisiológicos e de qualidade de vida de idosos com sintoma de estresse: Estudo Placebo e Randomizado. Tese (Doutorado). Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo, São Paulo. 2013; 1-165.
Costa CMV. Acupuntura como terapia integrativa para pacientes inférteis em tratamento com fertilização in vitro: um ensaio clínico controlado randomizado. Dissertação (Mestrado). Departamento de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2018; 1-45.
Pereira RDM. Acupuntura como Tecnologia Aplicada ao Cuidado de Enfermagem a Adultos Hipertensos: um estudo experimental. Tese (Doutorado). Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2015; 1-128.
Lopes GS. Auriculoterapia no combate ao estresse em professores universitários: estudo piloto. Dissertação (Mestrado). Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas, Belém. 2016; 1-58.
Moura CC. Ação da acupuntura auricular chinesa sobre a dor crônica em pessoas com distúrbios musculoesqueléticos na coluna vertebral: ensaio clínico randomizado. Dissertação (Mestrado). Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, Alfenas. 2016; 1-136.
Kimura CA. Efeitos da dança circular na qualidade de vida em pessoas estomizadas intestinais: ensaio clínico randomizado controlado. Tese (Doutorado). Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasilía, Brasília, 2016; 1-340.
Costa FM. Efeitos de educação para a saúde e Hatha-Yoga em profissionais com sintomas osteomusculares. Tese (Doutorado). Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2017; 1-140.
Assis BB. O efeito da acupuntura auricular sobre o risco do pé diabético: ensaio clínico controlado e mascarado. Dissertação (Mestrado). Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, Alfenas. 2018; 1-92.
Morbeck AD. Cuidado transpessoal de enfermagem em familiares de crianças com doença falciforme mediado pelo reiki: estudo à luz da teoria de Jean Watson. Dissertação (Mestrado). Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. 2017; 1-126.
Reinecken JL. Efeitos da meditação transcendental sobre fatores de risco cardiovascular e o bem-estar. Dissertação (Mestrado). Departamento de Promoção da Saúde do Centro Universitário de Maringá, Maringá. 2018; 1-103.
Junior CRB. O Lian Gong como prática instituinte de promoção da saúde no município de Amparo/SP. Dissertação (Mestrado). Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2010; 1-80.
Brandani JZ. Exercícios de respiração da ioga aplicados a pacientes hipertensos sob tratamento em Unidade Básica de Saúde. Dissertação (Mestrado). Departamento de Ciências da Motricidade da Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho, Rio Claro. 2018; 1-83.
Plataforma Lattes. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico - CNPq. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/>. Acesso em 27 jun. 2019.
Oliveira MAP, Parente RCM. Entendendo ensaios clínicos randomizados. Bras J Video-Sur. 2010; 3(4):176-180.
Publicado
- Visualizações 0
- PDF downloads: 0