Promoção de prática educativa: registro de sinais vitais em uma unidade traumato-ortopédica

Autores

  • Taciana Barros Sampaio Couceiro tacianacouceiro@gmail.com
    Enfermeira
  • Amanda Tavares Xavier amanda-xavier@hotmail.com
    Enfermeira
  • Tâmara Mayara Rodrigues Burgos tmrburgos@hotmail.com
    Enfermeira
  • Lívia Mirelly Ferreira de Lima liviamirelly06@gmail.com
    Enfermeira
  • Solange Queiroga Serrano squeiroga2011@gmail.com
    Enfermeira

DOI:

10.24276/rrecien2020.10.30.191-197

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Equipe de Enfermagem, Sinais Vitais

Resumo

Identificar as principais falhas no registro de sinais vitais de um hospital e construir um plano de educação para miniminzar esse déficit. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada com os técnicos de enfermagem da unidade traumato-ortopédica de uma instituição de Saúde em Pernambuco. O estudo constituiu-se em três fases: investigação de registro dos sinais vitais e entrevista; pré-teste e oficina educativa; pós-teste. Os técnicos de enfermagem possuem conhecimento sobre a importância da mensuração correta e registro adequado dos sinais vitais, entretanto, possuíam dúvidas quanto a alguns conceitos do assunto. A realização de oficinas educativas proporcionou oportunidade de aprendizado e a técnica usada mostrou-se efetiva, sendo indicado atividades de capacitações para as instituições de saúde que buscam fornecer assistência adequada aos seus clientes.

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Biografia do Autor

Taciana Barros Sampaio Couceiro, Enfermeira

Enfermeira. Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco - Serra Talhada, PE.

Amanda Tavares Xavier, Enfermeira

Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde da Universidade de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde - Recife, PE.

Tâmara Mayara Rodrigues Burgos, Enfermeira

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde. Professora substituta da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória. Departamento de Enfermagem - Recife, PE.

Lívia Mirelly Ferreira de Lima, Enfermeira

Enfermeira. Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão - PE - Brasil.

Solange Queiroga Serrano, Enfermeira

Enfermeira. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente. Professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória. Núcleo de Enfermagem - Recife, PE.

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Publicado

30-06-2020
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Como Citar

SAMPAIO COUCEIRO, T. B. .; TAVARES XAVIER, A. .; RODRIGUES BURGOS, T. M. .; FERREIRA DE LIMA, L. M. .; QUEIROGA SERRANO, S. . Promoção de prática educativa: registro de sinais vitais em uma unidade traumato-ortopédica. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 10, n. 30, p. 191–197, 2020. DOI: 10.24276/rrecien2020.10.30.191-197. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/278. Acesso em: 31 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos