Narrativas de adoecimento: metodologia para a educação continuada em enfermagem

Autores

  • Maria Elisa Gonzalez Manso mansomeg@hotmail.com
    Universitário São Camilo São Paulo
  • Renata Laszlo Torres relaszlo@gmail.com
    Universidade de São Paulo

DOI:

10.24276/rrecien2020.10.30.159-167

Palavras-chave:

Narrativa Pessoal, Educação Continuada em Enfermagem, Assistência Integral à Saúde

Resumo

O sistema de saúde suplementar brasileiro vem implantando programas de gerenciamento de doenças crônicas, onde os enfermeiros têm papel destacado. Esta comunicação apresenta resultados obtidos com um projeto de educação continuada, realizado com um grupo de enfermeiros gestores de caso que trabalham em um programa de gerenciamento de doentes com câncer na cidade de São Paulo. O projeto utilizou como metodologia a coleta de narrativas de adoecimento. A coleta de narrativas contribui não só para a melhoria do programa de atenção aos adoecidos como também para o crescimento profissional e pessoal dos participantes, mostrando-se um bom instrumento para ações de educação continuada em enfermagem.

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Biografia do Autor

Maria Elisa Gonzalez Manso, Universitário São Camilo São Paulo

Doutorado em Ciências Sociais, mestrado e pós-doutorado em Gerontologia Social PUC-SP. Médica e bacharel em Direito. Professora titular de Saúde Coletiva do Centro Universitário São Camilo São Paulo.

Renata Laszlo Torres, Universidade de São Paulo

Mestrado em Ciências da Saúde Universidade de São Paulo-SP.  Enfermeira. Professora de Saúde Coletiva do Centro Universitário São Camilo São Paulo.

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Publicado

30-06-2020
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Como Citar

GONZALEZ MANSO, M. E. .; LASZLO TORRES, R. . Narrativas de adoecimento: metodologia para a educação continuada em enfermagem. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 10, n. 30, p. 159–167, 2020. DOI: 10.24276/rrecien2020.10.30.159-167. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/275. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos