Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas

Autores

  • Cristina Arreguy-Sena cristina.arreguy@gmail.com
    Enfermeira
  • Herica Silva Dutra enfherica@gmail.com
    Enfermeira
  • Laércio Deleon de Melo laerciodl28@hotmail.com
    Enfermeiro
  • Paulo Ferreira Pinto paulo.ferpinto@gmail.com
    Educador Físico
  • Luciene Carnevale de Souza lucienecarnevale@hotmail.com
    Enfermeira
  • Thelma Spindola tspindola.uerj@gmail.com
    Enfermeira

DOI:

10.24276/rrecien2020.10.30.12-23

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação, Massagem Cardíaca

Resumo

Analisar a influência de diferentes músicas sobre o processo ensino-aprendizagem das compressões torácicas para discentes de enfermagem. Ensaio clínico duplo cego realizado durante aulas práticas de compressões torácicas durante simulação em laboratório. Participaram 43 discentes de graduação matriculados na disciplina de Saúde do Adulto com idade ≥18 anos. Foram coletados caracterização e registro das frequências de compressões/min nas três fases para os quatro grupos. Adotou-se p-valor ≤0,05. Não houve diferença estatisticamente significante entre as médias de compressões dos grupos - etapas pré-teste (p=0,111) e pós-teste (p=0,213) segundo o teste Kruskal Wallis. Os resultados comparados dessas etapas demonstraram diferença estatisticamente significante pelos testes Qui-quadrado (p=0,018) e t pareado (p=0,015) entre aqueles que realizaram (100-120comp./min.). Os diferentes conteúdos musicais propostos podem ser viabilizados como estratégia de apoio acessível ao docente no processo de ensino-aprendizagem da técnica de compressões torácicas nas manobras de ressuscitação para discentes em enfermagem.

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Biografia do Autor

Cristina Arreguy-Sena, Enfermeira

Enfermeira. Doutora. Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Professora Titular Aposentada. Juiz de Fora, Minas Gerais (MG) - Brasil.

Herica Silva Dutra, Enfermeira

Enfermeira. Doutora. Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Professora Titular. Juiz de Fora, MG - Brasil.

Laércio Deleon de Melo, Enfermeiro

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG - Brasil.

Paulo Ferreira Pinto, Educador Físico

Educador Físico. Doutor. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor Adjunto. Juiz de Fora, MG - Brasil.

Luciene Carnevale de Souza, Enfermeira

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG - Brasil.

Thelma Spindola, Enfermeira

Enfermeira. Doutora. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Professora Associada.

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Publicado

30-06-2020
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Como Citar

ARREGUY-SENA, C. .; SILVA DUTRA, H. .; DELEON DE MELO, L. .; FERREIRA PINTO, P.; CARNEVALE DE SOUZA, L. .; SPINDOLA, T. . Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 10, n. 30, p. 12–23, 2020. DOI: 10.24276/rrecien2020.10.30.12-23. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/260. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos