Projeto nascer: o enfermeiro na prevenção da transmissão vertical do HIV

Autores

  • Elidiana de Araújo Rosa ellidiana@hotmail.com
    Universidade Braz Cubas
  • Hilda Jussara Santos de Souza mail@gmail.com
    Universidade Braz Cubas
  • Janize Carlos da Silva mail@gmail.com
    Universidade Braz Cubas

DOI:

10.24276/rrecien2177-157X.2011.1.2.5-10

Palavras-chave:

HIV, Transmissão Vertical, Aconselhamento, Enfermagem

Resumo

A AIDS é uma doença que representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade em virtude de seu caráter pandêmico e gravidade. O índice de casos de AIDS vem crescendo em mulheres, acarretando aumento de crianças infectadas por transmissão vertical: transmissão do vírus do HIV da mãe para o filho durante a gestação. O governo brasileiro vem se empenhando para reduzir as taxas de transmissão vertical, implantando o Projeto Nascer, baseado no protocolo 076. Este estudo tem como objetivo demonstrar a eficácia do protocolo de prevenção da transmissão vertical a gestantes HIV+ , evidenciando a importância do papel do enfermeiro no ciclo gravídico puerperal. Trata-se de uma pesquisa exploratória, sistemática, realizada a partir de uma revisão bibliográfica. Conclui-se que o Projeto Nascer é eficaz, no entanto, enfrenta algumas dificuldades na implantação. O enfermeiro, como participante da equipe, tem um papel fundamental para adesão da gestante ao protocolo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elidiana de Araújo Rosa, Universidade Braz Cubas

Graduanda do Curso de Enfermagem da Universidade Braz Cubas.

Hilda Jussara Santos de Souza, Universidade Braz Cubas

Graduanda do Curso de Enfermagem da Universidade Braz Cubas.

Janize Carlos da Silva, Universidade Braz Cubas

Enfermeira. Mestre em Educação pela UMESP. Docente de Enfermagem da Universidade Braz Cubas e Centro Universitário São Camilo. Diretora Técnica de Enfermagem da Coordenadoria de Ações Básicas de Saúde do Município de Barueri.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e AIDS. Recomendações para a profilaxia da transmissão vertical do HIV e Terapia Anti-Retroviral em Gestantes. Brasília. 2006.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e AIDS. Boletim Epidemiológico. Brasília. 2005.

Lemos LMD, Gurgell RQ, Fabbrol ALD. Prevalência da infecção por HIV em parturientes de maternidades vinculadas ao SUS. Vol.27. Rio de Janeiro: Rev. Bras. Ginecol. Obstet. 2005:32-6.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Avaliação da Transmissão Vertical do HIV no Estado de São Paulo. Brasília. 2010.

Brasil. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico AIDS/DST. 2010.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e AIDS. Protocolo para a prevenção de transmissão vertical de HIV e Sífilis. Brasília. 2007.

Romanelli RMC, Kakehasi FM, Tavares MCT, et al. Perfil das gestantes infectadas pelo HIV atendidas em pré-natal de alto risco de referência de Belo Horizonte. Vol. 6. Recife: Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. 2006:329-334.

Pereira BAS, Matos J, Cursino L, et al. Recomendações de enfermagem na prevenção da transmissão vertical do HIV; Disponível em <http://www.webartigos.com>. 1-8. Acesso em 20 mar 2011.

Brito AM, Sousa JL, Luna CF, Dourado I. Tendências da transmissão vertical de Aids após terapia anti-retroviral no Brasil. São Paulo: Rev. Saúde Publica; 2006; 40:1-10.

Araujo LM, Nogueira LT. Transmissão Vertical do HIV: situação encontrada em uma maternidade de Teresina. Brasília: Rev. Bras. Enferm. 2007; 60:1-7.

Farias JPQ, Francoll A, Santos KP, et al. Prevenção da transmissão vertical do HIV: Atitudes dos Obstetras em Salvador. Rio de Janeiro: Rev. Bras. Ginecol. Obstet. 2008: 30:135-141.

Machado MMT, Braga MQC, Galvão MTG. Problemas com a mama puerperal revelados por mães soropositivas. Fortaleza: Rev. Esc. Enferm USP. 2010: 120-125.

Evelis FTC, Gonçalves RFTR. Intervenção psicoeducativa para gestantes vivendo com HIV/AIDS. Rio Grande do Sul: Psicologia Teoria e Prática. 2009; 11:157- 173.

Santos FG. Educação em Saúde: O papel do enfermeiro educador. Disponível em <http://www.webartigos.com.br>. 1-10. Acesso em 26 mar 2011.

Publicado

05-08-2011
Métricas
  • Visualizações 3
  • PDF downloads: 1

Como Citar

ARAÚJO ROSA, E. de .; SANTOS DE SOUZA, H. J. .; SILVA, J. C. da . Projeto nascer: o enfermeiro na prevenção da transmissão vertical do HIV. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 05–10, 2011. DOI: 10.24276/rrecien2177-157X.2011.1.2.5-10. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/20. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos