Projeto nascer: o enfermeiro na prevenção da transmissão vertical do HIV
DOI:
10.24276/rrecien2177-157X.2011.1.2.5-10Palavras-chave:
HIV, Transmissão Vertical, Aconselhamento, EnfermagemResumo
A AIDS é uma doença que representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade em virtude de seu caráter pandêmico e gravidade. O índice de casos de AIDS vem crescendo em mulheres, acarretando aumento de crianças infectadas por transmissão vertical: transmissão do vírus do HIV da mãe para o filho durante a gestação. O governo brasileiro vem se empenhando para reduzir as taxas de transmissão vertical, implantando o Projeto Nascer, baseado no protocolo 076. Este estudo tem como objetivo demonstrar a eficácia do protocolo de prevenção da transmissão vertical a gestantes HIV+ , evidenciando a importância do papel do enfermeiro no ciclo gravídico puerperal. Trata-se de uma pesquisa exploratória, sistemática, realizada a partir de uma revisão bibliográfica. Conclui-se que o Projeto Nascer é eficaz, no entanto, enfrenta algumas dificuldades na implantação. O enfermeiro, como participante da equipe, tem um papel fundamental para adesão da gestante ao protocolo.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e AIDS. Recomendações para a profilaxia da transmissão vertical do HIV e Terapia Anti-Retroviral em Gestantes. Brasília. 2006.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e AIDS. Boletim Epidemiológico. Brasília. 2005.
Lemos LMD, Gurgell RQ, Fabbrol ALD. Prevalência da infecção por HIV em parturientes de maternidades vinculadas ao SUS. Vol.27. Rio de Janeiro: Rev. Bras. Ginecol. Obstet. 2005:32-6.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Avaliação da Transmissão Vertical do HIV no Estado de São Paulo. Brasília. 2010.
Brasil. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico AIDS/DST. 2010.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e AIDS. Protocolo para a prevenção de transmissão vertical de HIV e Sífilis. Brasília. 2007.
Romanelli RMC, Kakehasi FM, Tavares MCT, et al. Perfil das gestantes infectadas pelo HIV atendidas em pré-natal de alto risco de referência de Belo Horizonte. Vol. 6. Recife: Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. 2006:329-334.
Pereira BAS, Matos J, Cursino L, et al. Recomendações de enfermagem na prevenção da transmissão vertical do HIV; Disponível em <http://www.webartigos.com>. 1-8. Acesso em 20 mar 2011.
Brito AM, Sousa JL, Luna CF, Dourado I. Tendências da transmissão vertical de Aids após terapia anti-retroviral no Brasil. São Paulo: Rev. Saúde Publica; 2006; 40:1-10.
Araujo LM, Nogueira LT. Transmissão Vertical do HIV: situação encontrada em uma maternidade de Teresina. Brasília: Rev. Bras. Enferm. 2007; 60:1-7.
Farias JPQ, Francoll A, Santos KP, et al. Prevenção da transmissão vertical do HIV: Atitudes dos Obstetras em Salvador. Rio de Janeiro: Rev. Bras. Ginecol. Obstet. 2008: 30:135-141.
Machado MMT, Braga MQC, Galvão MTG. Problemas com a mama puerperal revelados por mães soropositivas. Fortaleza: Rev. Esc. Enferm USP. 2010: 120-125.
Evelis FTC, Gonçalves RFTR. Intervenção psicoeducativa para gestantes vivendo com HIV/AIDS. Rio Grande do Sul: Psicologia Teoria e Prática. 2009; 11:157- 173.
Santos FG. Educação em Saúde: O papel do enfermeiro educador. Disponível em <http://www.webartigos.com.br>. 1-10. Acesso em 26 mar 2011.
Publicado
- Visualizações 3
- PDF downloads: 1