Segurança do paciente: conhecimento e atitudes de enfermeiros em formação
DOI:
10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.24.3-14Palavras-chave:
Educação, Segurança do Paciente, Estudantes de EnfermagemResumo
Identificar o conhecimento e a percepção de estudantes de graduação em enfermagem relacionados ao erro humano no âmbito da segurança do paciente. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, transversal. Os dados foram coletados em uma Universidade privada no Rio de Janeiro no ano de 2015, por meio de um questionário autoaplicável, com estudantes de enfermagem. A amostra total resultou em 65 participantes. Os resultados apontaram que os estudantes têm conhecimento sobre a temática Segurança do Paciente, porém, quando se trata das atitudes apresentam respostas que não condizem com a literatura no que se refere à comunicação do erro ao paciente e família. Não basta a aquisição de conhecimentos, mas atitudes principalmente que venham contribuir com o cuidado seguro, livre de danos decorrentes de erros. Assim como, para tal premissa deve ser criado um ambiente acadêmico seguro de estímulo aos relatos de erro e dúvidas.
Downloads
Referências
Malagutti W, Miranda SMRC. Os caminhos da enfermagem: de Florence à globalização. Enferm Foco. 2011; 2(85).
Runciman W, Hibbert P, Thomson R., Schaaf TV, Sherman H., LewalleP. Towards an international classification for patient safety: key concepts and terms. Int J Health Care Qual Assur. 2009; 21(1):18-26.
Kohn LT, Corrigan JM, Donaldson MS, McKay T, Pike KC. To err is human. Washington: National Academy Press. 2000. Disponível em: <http://www.csen.com/err.pdf>. Acesso em: 30 jul 2015.
World Health Organization: World Alliance for Patient Safety, Taxonomy: The Conceptual Framework for the International Classification for Patient Safety: final technical report. Genebra. 2009.
Reason J. Human error. London: Cambridge University Press. 2003.
Vicent C. Segurança do Paciente: orientações para evitar eventos adversos. São Caetano do Sul: Editora Yends. 2009.
Chantler C. The role and education of doctors in the delivery of helthcare. The Lancet. 1999; 353:1178-1181.
World Helth Organizations. Guía Curricular sobre Seguridade del paciente: Edición multiprofesional. (Buenos Aires): Universidad del Salvador. 2011. Disponível em: <http://www.who.int/patientsafety/education/curriculum/curriculum-guide_SP.pdf>. Acesso em: 21 jul 2015.
Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Fundação Oswaldo Cruz. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Brasília: Ministério da Saúde. 2014. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_nacional_seguranca.pdf>. Acesso em: 5 jul 2015.
Bogarin D, Zanetti A, Brito M, Machado J, Gabriel C, et al. Segurança do paciente: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem. Cogitare Enferm. 2014; 19(3):491-7.
Ferreira ABH. Aurélio, século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3ª ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1999.
World Medical Association. Declaration of Helsinki. 2008. Disponível: <http://www.wma.net/en/30publications/10policies/b3/17c.pdf>. Acesso em: 21 jul 2015.
Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília. 2012. Disponível em: <http://www.conselho. saude.gov.br/web_comissoes/conep/index.html>. Acesso em: 21 jul 2015.
Yoshikawa JM, Sousa BEC, Peterline MAS, Kusahara DM, Pedreira MLG, et al. Compreensão de alunos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente. Acta Paul Enferm. 2013; 26(1):21-29.
Google Apps for work. Disponível em: <https://www.google.com/inttx/pt-BR/work/apps/business/products/forms>. Acesso em: 6 set 2015.
Harada MJCS, Pedreira MLG, Pereira SR. O erro humano e a segurança do paciente. São Paulo: Atheneu. 2006.
Ministério da Saúde (BR), Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Assistência Segura: uma reflexão teórica aplicada à prática. Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde. 2013. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/hotsite/segurancadopaciente/documentos/junho/Modulo%2 01%20-%20Assistencia%20Segura.pdf>. Acesso em: 5 jul 2015.
Lambton J, Mahlmeister L. Conducting Root Cause Analysis with Nursing Students: Best Practice in Nursing Education. J Nurs Educ. 2010; 49:8.
Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente. Estratégias para a segurança do paciente: manual para profissionais da saúde. Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2013. Disponível em: <http://www.rebraensp.com.br/pdf/manual_seguranca_paciente.pdf>. Acesso em: 12 out 2015.
Reid K, Moxham L, Happell B. Enhancing patient safety: The importance of direct supervision for avoiding medication errors and near misses by undergraduate nursing students. Int Journal of Nurs Pratc. 2010; 16:225-232.
Attree M, Cooke H, Wakefield A. Patient safety in an english pre-Registration nursing curriculum. Nurse Education in Practice. 2008; 8:239-248.
Steven A, Magnusson C, Smith P, Pearson PH. Patient safety in nursing education: Contexts, tensions and feeling safe to learn. Nurse Educ Today. 2014; 34(2):277-84.
Chenot TM, Daniel LG. Frameworks for Patient Safety in the Nursing Curriculum. Journal of Nursing Education. 2010; 49(10):559-568.
Publicado
- Visualizações 3
- PDF downloads: 3