Intoxicação exógena por carbamato: um relato de experiência

Autores

  • Janaina Silva Andrade de Oliveira anianajsilva@hotmail.com
    FACIMED
  • Rasna Piassi Siqueira rhasnasiqueira@hotmail.com
    FACIMED
  • Laurindo Pereira de Souza laurindosorrisox@hotmail.com
    IAMSPE

DOI:

10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.23.61-67

Palavras-chave:

Intoxicação Exógena, Carbamato, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Implementar os diagnósticos de enfermagem real e de risco a vítima de intoxicação exógena por carbamato. Trata-se de um relato de experiência dos acadêmicos do sexto período de enfermagem da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal - RO, durante as atividades práticas de campo, concernentes a disciplina de enfermagem em emergência e terapia intensiva adulto no atendimento a um paciente de 62 anos, sudoreico, com palidez cutânea, sialorreia, pupilas mióticas, hipotenso, taquicárdico e hiperglicêmico, sedação contínua em bomba de infusão continua (BIC), ventilação mecânica (VM) por tubo orotraqueal (TOT), escala de Ramsay apresentando 6 pontos. Sonda gástrica em sinfonagem, diurese por SVD (sonda vesical de demora) com aspecto concentrado, evacuação ausente a nove dias. O estudo apresentado teve seu objetivo alcançado proporcionando maiores saberes aos acadêmicos de enfermagem no atendimento a vítima de intoxicação exógena por carbamato, e através da busca científica e prática pode-se melhorar as habilidades cognitivas, motoras e afetivas dos acadêmicos de enfermagem, através das práticas baseado em evidências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Silva Andrade de Oliveira, FACIMED

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem do 8º Período Integral da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal - FACIMED.

Rasna Piassi Siqueira, FACIMED

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem do 8° Período Integral da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal - FACIMED.

Laurindo Pereira de Souza, IAMSPE

Enfermeiro. Mestre em Ciências da saúde pelo IAMSPE/SP. Especialista em Terapia Intensiva pela Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva - ABENTI, Docente do Departamento de Enfermagem FACIMED.

Referências

Oga S, Camargo MMA, Batistuzzo JAO. Fundamentos de Toxicologia. São Paulo: Editora Atheneu. 3ª ed. 2008.

Brasil. Ministério da Saúde. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Resolução RDC ANVISA Nº 119, de 19 de maio de 2003.

Padilha S, Pope CN, Richardson RJ, Saunders DR, Sheets LP, et al. Common Mechanism of Toxicity: A case study of organophosphorus pesticides. Toxicological Sciences. 2008; 41(8).

Silva JP. Analise dos dados de agravo de intoxicação exógena por agrotóxico do Vale do Ribeira. Curso de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. 2011.

Fumian AM, Rodrigues DCGA. Enfermagem & Emergência. Volta Redonda: FOA. 2013; 96.

Caldas LQA. Caderneta de intoxicações exógenas agudas por carbamatos, organofosforados, compostos bipidílicos e piretróides. Rio de Janeiro: Centro de Controle de Intoxicações de Niterói - RJ. 2000.

Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2015-2017/ [NANDA Internacional]; tradução: Regina Machado Garcez; revisão técnica: Alba Lucia Bottura Leite de Barros, et al. Porto Alegre: Artmed. 2015.

Horta WA. Processo de enfermagem. São Paulo: EPU. 1979.

Pereira LTK, Godoy DMA, Tercariol D. Estudo de caso como procedimento de pesquisa científica: reflexão a partir da clínica fonoaudiológica. Psicol Reflex Crit. 2009; 22(3):422-429.

Fugulin FMT. Dimensionamento de pessoal de enfermagem: avaliação do quadro de pessoal das unidades de internação de um hospital de ensino. [tese]. São Paulo: Esc Enferm USP. 2002.

Soares VSP, Xavier SM. Perfil de complexidade dos clientes hospitalizados na unidade de tratamento de doenças infecciosas, segundo a Escala de Fugulin. Rev Qualidade HC. 2011; 2.

Mendes CL, Vasconcelos LCS, Tavares JS, Fontan SB, Ferreira DC, et al. Escalas de Ramsay e Richmond são equivalentes para a avaliação do nível de sedação em pacientes gravemente enfermos. Rev Bras Ter Intensiva. 2008; 20(4):344-348.

Fernandes VC, Oliveira RW, Sobrinho GKM, Santos MR, Martins MCV. Dificuldades na implementação da sistematização da assistência de enfermagem em unidades de terapia intensiva: uma revisão integrativa. Universidade Tiradentes: International Nursing Congress. Theme: Good Practices of Nursing Representations in the Construction of Society. 2017; 9-12.

Morais LM, Cezário MS, Azevedo AS, Manhães LSP. Implicações para o processo de enfermagem na unidade de terapia intensiva. Campos dos Goytacazes: Persp Online: Biol & Saúde. 2015; 19(5):35-52.

Lima AM, Silva ER. Sistematização da passagem de plantão em unidade de terapia intensiva: proposta de instrumento de registro. São Paulo: Revista Recien. 2017; 7(20):48-57.

Publicado

15-08-2018
Métricas
  • Visualizações 2
  • PDF downloads: 1

Como Citar

SILVA ANDRADE DE OLIVEIRA, J. .; PIASSI SIQUEIRA, R. .; PEREIRA DE SOUZA, L. . Intoxicação exógena por carbamato: um relato de experiência. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 61–67, 2018. DOI: 10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.23.61-67. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/166. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos