Percepção dos enfermeiros referente a utilização das diretrizes curriculares nacionais
DOI:
10.24276/rrecien2358-3088.2017.7.19.103-114Palavras-chave:
Enfermagem, Educação Baseada em Competências, Educação em SaúdeResumo
Avaliar a utilização das competências descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, para o desenvolvimento da prática dos enfermeiros. Pesquisa de caráter quantitativo, transversal e analítico. A amostra foi composta por 40 enfermeiros. Para a coleta de dados utilizamos um questionário que contém uma escala de Likert, onde empregamos a análise da frequência de utilização das competências e as assertivas quanto as mesmas serem classificadas em gerais ou específicas. A análise estatística foi realizada por meio do programa (Epi Info versão 3.5.2). Obtivemos a média de utilização das competências gerais conforme a escala de Likert, como se segue: mais ou menos, 10,19 pessoas (25,41%) e bastante, 18,5 (46,25%), para as competências específicas as médias de frequências mais relevantes foram: mais ou menos 10,61 pessoas (26,80%) e bastante 20,87 (50,41%). Em relação as competências serem classificadas em gerais ou específicas, a média de assertivas foi de respectivamente, 19,66 pessoas (49,16%) e 22,12 (54,19%). Podemos verificar que ainda há necessidade dos enfermeiros compreenderem melhor o significado de competência, bem como sua utilização para uma qualificação do atendimento e desenvolvimento profissional.
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