Percepção dos enfermeiros referente a utilização das diretrizes curriculares nacionais

Autores

  • Amanda Carolina Leocadio amandacleocadio@hotmail.com
    Faculdade de Medicina de Marília
  • Deybson Rogério Biondo deybsonbiondo@gamail.com
    Faculdade de Medicina de Marília
  • Antônio Carlos Siqueira Júnior acsj@famema.br
    Faculdade de Medicina de Marília
  • Pedro Marco Karan Barbosa karan@famema.br
    Faculdade de Medicina de Marília

DOI:

10.24276/rrecien2358-3088.2017.7.19.103-114

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação Baseada em Competências, Educação em Saúde

Resumo

Avaliar a utilização das competências descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, para o desenvolvimento da prática dos enfermeiros. Pesquisa de caráter quantitativo, transversal e analítico. A amostra foi composta por 40 enfermeiros. Para a coleta de dados utilizamos um questionário que contém uma escala de Likert, onde empregamos a análise da frequência de utilização das competências e as assertivas quanto as mesmas serem classificadas em gerais ou específicas. A análise estatística foi realizada por meio do programa (Epi Info versão 3.5.2). Obtivemos a média de utilização das competências gerais conforme a escala de Likert, como se segue: mais ou menos, 10,19 pessoas (25,41%) e bastante, 18,5 (46,25%), para as competências específicas as médias de frequências mais relevantes foram: mais ou menos 10,61 pessoas (26,80%) e bastante 20,87 (50,41%). Em relação as competências serem classificadas em gerais ou específicas, a média de assertivas foi de respectivamente, 19,66 pessoas (49,16%) e 22,12 (54,19%). Podemos verificar que ainda há necessidade dos enfermeiros compreenderem melhor o significado de competência, bem como sua utilização para uma qualificação do atendimento e desenvolvimento profissional.

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Biografia do Autor

Amanda Carolina Leocadio, Faculdade de Medicina de Marília

Enfermeira graduada pela Faculdade de Medicina de Marília.

Deybson Rogério Biondo, Faculdade de Medicina de Marília

Educador Físico e Mestrando da Faculdade de Medicina de Marília.

Antônio Carlos Siqueira Júnior, Faculdade de Medicina de Marília

Professor Doutor e Coordenador do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília.

Pedro Marco Karan Barbosa, Faculdade de Medicina de Marília

Professor Doutor da Faculdade de Medicina de Marília.

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Publicado

04-04-2017
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Como Citar

LEOCADIO, A. C. .; ROGÉRIO BIONDO, D. .; SIQUEIRA JÚNIOR, A. C. .; KARAN BARBOSA, P. M. . Percepção dos enfermeiros referente a utilização das diretrizes curriculares nacionais. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 7, n. 19, p. 103–114, 2017. DOI: 10.24276/rrecien2358-3088.2017.7.19.103-114. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/128. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos