Percepção de mulheres acerca da consulta ginecológica e exame papanicolaou numa USF na cidade de Senhor do Bonfim - BA

Autores

  • Elizangela Silva Damasceno elidamasceno16@hotmail.com
    UNEB
  • Cristiane Purificação de Oliveira Teixeira crisoliver007@yahoo.com.br
    UNEB
  • Bárbara Angélica Gomez Pérez babyagp@hotmail.com
    UNEB
  • Isaiane Santos Bittencourt isaianesbb@hotmail.com
    UNEB
  • Isabel Cristina Carqueijeiro Ferreira isacris100@uol.com.br
    UNIABC
  • Mariana de Oliveira Araújo mariana-enf@hotmail.com
    UEFS

DOI:

10.24276/rrecien2358-3088.2017.7.19.49-61

Palavras-chave:

Saúde da Mulher, Teste de Papanicolaou, Câncer de Colo do Útero

Resumo

O exame Papanicolaou é componente importante no âmbito da saúde pública, para que se obtenha significativa redução da incidência e da morbimortalidade por Câncer de Colo do Útero. Nesta perspectiva, este estudo teve por objetivo compreender a percepção das mulheres sobre a consulta ginecológica e exame Papanicolaou, para identificar os possíveis fatores que dificultam a não realização. Trata-se de um estudo descritivo e analítico de natureza qualitativa, realizado numa Unidade Básica de Saúde, na cidade de Senhor do Bonfim-BA, participaram 50 mulheres de 25 a 59 anos, que tivessem ou não realizado o exame Papanicolaou nos últimos 3 anos, para confrontar os dados com a literatura, utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin. Os principais resultados encontrados foram: as mulheres entrevistadas não sabiam a finalidade do exame Papanicolaou, buscando o atendimento na Estratégia de Saúde da Família somente quando apresentam queixas ginecológicas, significando uma baixa cobertura com reflexo no rastreamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizangela Silva Damasceno, UNEB

Graduanda em Enfermagem na UNEB.

Cristiane Purificação de Oliveira Teixeira, UNEB

Docente da UNEB, pós-graduada em Obstetrícia.

Bárbara Angélica Gomez Pérez, UNEB

Docente da UNEB.

Isaiane Santos Bittencourt, UNEB

Mestre em Enfermagem e Saúde. Docente assistente na UNEB.

Isabel Cristina Carqueijeiro Ferreira, UNIABC

Mestre em Saúde. Docente da graduação de Enfermagem da Universidade Anhanguera - UNIABC.

Mariana de Oliveira Araújo, UEFS

Mestre em Saúde Coletiva - UEFS. Professora Auxiliar UNEB - Campus VII.

Referências

INCA. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2014: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA. 2014.

Senhor do Bonfim. Secretaria Municipal de Saúde. Mortalidade geral-Bahia. Sistema de Informação da Atenção Básica. SIAB. 2013.

Senhor do Bonfim. Secretaria Municipal de Saúde. Morbidade Hospitalar do SUS - por local de residência-Bahia. Sistema de Informação da Atenção Básica. SIAB. 2013.

Brasil. Ministério da Saúde. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Brasília: Cadernos de Atenção Básica nº13. 2ª ed. 2013.

Durand MK, Heidemann ITSB. Promoção da autonomia da mulher na consulta de enfermagem em saúde da família. Rev Esc Enferm USP. 2013; 47(2):288-295.

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Rastreamento (Série A. Normas e manuais técnicos. Cadernos de Atenção Primária; n. 29). Brasília: Ministério da Saúde. 2010.

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Manual de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde. 2006.

Jorge RJB, Sampaio MARD, Mendonça FAC, Sampaio LL. Fatores associados a não realização periódica do exame papanicolaou. Rev Rene. 2011; 12(3):606-612.

Senhor do Bonfim. Secretaria Municipal de Saúde. Consolidado das famílias cadastradas do ano de 2013. Sistema de Informação da Atenção Básica. SIAB. 2013.

Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 2008.

Correa MS, et al. Cobertura e adequação do exame citopatológico de colo uterino em estados das regiões Sul e Nordeste do Brasil. Cad Saúde Pública. 2012; 28(12):2257-2266.

Borges MFSO, et al. Prevalência do exame preventivo de câncer do colo do útero em Rio Branco, Acre, Brasil, e fatores associados à não-realização do exame. Cad. Saúde Pública. 2012; 28(6):1156-1166.

Lei nº. 7.498, de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências. Edição Federal. Brasília 25 de junho de 1986. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7498.htm>. Acesso em 09 set 2015.

Rico AM, Iriart JAB. "Tem mulher, tem preventivo": sentidos das práticas preventivas do câncer do colo do útero entre mulheres de Salvador, Bahia, Brasil. Cad Saúde Pública. 2013; 29(9):1763-1773.

Organização Pan-Americana da Saúde. Nota de orientação da OPAS/OMS: prevenção e controle de amplo alcance do câncer do colo do útero: um futuro mais saudável para meninas e mulheres. Washington, DC: OPAS. 2013.

Andrade SSC, et al. Compreensão de usuárias de uma unidade de saúde da família sobre o exame papanicolaou. Ciênc Saúde Coletiva. 2013; 18(8):2301-2310.

Santos MS, Macêdo APN, Leite MAG. Percepção de usuárias de uma unidade de saúde da família acerca da prevenção do câncer do colo de útero. Juiz de Fora: Rev APS. 2010; 13(3):310-319.

Publicado

04-04-2017
Métricas
  • Visualizações 1
  • PDF downloads: 0

Como Citar

SILVA DAMASCENO, E. .; OLIVEIRA TEIXEIRA, C. P. de .; GOMEZ PÉREZ, B. A. .; SANTOS BITTENCOURT, I. .; CARQUEIJEIRO FERREIRA, I. C. .; OLIVEIRA ARAÚJO, M. de . Percepção de mulheres acerca da consulta ginecológica e exame papanicolaou numa USF na cidade de Senhor do Bonfim - BA. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 7, n. 19, p. 49–61, 2017. DOI: 10.24276/rrecien2358-3088.2017.7.19.49-61. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/123. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos