O Conhecimento de estudantes de enfermagem sobre COVID-19 com telesimulação: projeto piloto

Autores

DOI:

10.24276/rrecien2025.15.43.475

Palavras-chave:

Telessimulação, Estudantes de Enfermagem, Conhecimento, COVID-19

Resumo

O estudo objetivou identificar o efeito da aplicação da telessimulação no conhecimento de estudantes de enfermagem sobre a COVID-19. Estudo piloto quase-experimental com um grupo único, do tipo antes e depois, realizada com 16 estudantes de enfermagem, em 2022, Salvador/BA, Brasil. Utilizou-se um cenário assíncrono de telessimulação, com caso clínico da COVID-19, reproduzido digitalmente, com duração de 50 minutos. Antes e após intervenção, os estudantes responderam um questionário para avaliação do conhecimento sobre a COVID-19. Foi aplicado o teste de McNemar, considerou-se um nível de confiança de 95% (α = 0,05). Observou-se um aumento na quantidade de respostas corretas após aplicação do cenário. Identificou-se 68 diagnósticos de enfermagem (DE’s), sendo o mais frequentes: Padrão respiratório ineficaz (34%) e Troca de gases prejudicada (21%). A telessimulação se mostrou uma estratégia de formação acadêmica importante para o desenvolvimento do julgamento clínico dos estudantes de enfermagem sobre a COVID-19.
Descritores: Telessimulação, Estudantes de Enfermagem, Conhecimento, COVID-19.

 

Nursing students’ knowledge about COVID-19 with telesimulation: pilot project

Abstract: The study aimed to identify the effect of telestili application on the knowledge of nursing students about COVID-19. Pilot quasi-experimental study with a single group, of the before and after type, conducted with 16 nursing students in 2022, Salvador/BA, Brazil. An asynchronous telesimulation scenario was used, with a clinical case of COVID-19, reproduced digitally, lasting 50 minutes. Before and after the intervention, students answered a questionnaire to assess knowledge about COVID-19. The McNemar test was applied, a confidence level of 95% (α = 0.05) was considered. An increase in the number of correct answers was observed after application of the scenario. There were 68 nursing diagnoses (DE’s), the most frequent being: Ineffective respiratory pattern (34%) and impaired gas exchange (21%). The telessimulation proved to be an important academic training strategy for the development of clinical judgment of nursing students about COVID-19.
Descriptors: Telesimulation, Nursing Students, Knowledge, COVID-19.

 

Conocimiento de los estudiantes de enfermería sobre COVID-19 con telesimulación: proyecto piloto

Resumen: El objetivo del estudio fue identificar el efecto de la aplicación de telestilisis en el conocimiento de los estudiantes de enfermería sobre la COVID-19. Estudio piloto casi experimental con un grupo único, del tipo antes y después, realizado con 16 estudiantes de enfermería, en 2022, Salvador/BA, Brasil. Se utilizó un escenario asíncrono de telestilisis, con caso clínico del COVID-19, reproducido digitalmente, con una duración de 50 minutos. Antes y después de la intervención, los estudiantes respondieron un cuestionario para evaluar el conocimiento sobre la COVID-19. Se aplicó la prueba de McNemar, se consideró un nivel de confianza del 95% (α = 0,05). Se observó un aumento en la cantidad de respuestas correctas después de aplicar el escenario. Se identificaron 68 diagnósticos de enfermería (DE’s), siendo los más frecuentes: Patrón respiratorio ineficaz (34%) y Intercambio de gases perjudicado (21%). La tele-simulación ha demostrado ser una estrategia de formación académica importante para el desarrollo del juicio clinico de los estudiantes de enfermería sobre la COVID-19.
Descriptores: Telesimulación, Estudiantes de Enfermería, Conocimiento, COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Msemburi W, Karlinsky A, Knutson V, Aleshin-Guendel S, Chatterji S, Wakefield J. The WHO estimates of excess mortality associated with the COVID-19 pandemic. Nature, 2023; 613(7942):130-137.

Guangmei X, Wang L, Zhang J. "How are countries responding differently to COVID-19: a systematic review of guidelines on isolation measures." Frontiers in Public Health. 2023; 11:1190519.

Neel N, Robert AF, Kevin C. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simulation & Gaming. 2020; 51(4):571-577.

UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Rev Arcos. Teletrabalho e ensino à distância na pandemia: quais são as consequências? Disponível em: <https://www.ufsm.br/midias/arco/teletrabalho-ead-pandemia/>. Acesso em 20 set 2022.

Ramalho Neto JM, Viana RAPP, Franco AS, Prado PR, Gonçalves FAF, Nóbrega MML. Nursing diagnosis/outcomes and interventions for critically ill patients affected by COVID-19 and sepsis. Texto Contexto Enferm. 2020; 29:e20200160.

Costa C, Luz M. Avaliação de objeto virtual de aprendizagem sobre raciocínio diagnóstico: estudo descritivo. Online Braz J Nurs. (Online). 2015; 14(3):305-312.

Dal Sasso GTM, Barra DCC, Paese F, Almeida SRW, Rios GC, Marinho MM, et al. Processo de enfermagem informatizado: metodologia para associação da avaliação clínica, diagnósticos, intervenções e resultados. Rev Esc Enferm USP. 2013; 47(1):242-9.

Dalcól C, Garanhani ML, Fonseca LF, Carvalho BG. Competência em comunicação e estratégias de ensino-aprendizagem: percepção dos estudantes de enfermagem. Cogitare Enferm. 2018; 23(3):e53743.

McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train. 2017; 1:132-6.

Hayden EM, Khatri A, Kelly HR, Yager PH, Salazar GM. Mannequin-based telesimulation: increasing access to simulation-based education. Academic Emergency Medicine. 2018; 25(2):144-147.

Ohta K, Kurosawa H, Shiima Y, Ikeyama T, Scott J, Hayes S, et al. The Effectiveness of remote facilitation in simulation-based pediatric resuscitation training for medical students. Pediatr Emerg Care. 2017; 33(8):564-569.

Donohue L, Hoffman K, Marcin J. Use of telemedicine to improve neonatal resuscitation. Children. 2019; 6(4):50.

Garland C, Wilson JA, Parsons MH, Dubrowski A. The Application of low-fidelity chest tube insertion using remote telesimulation in training healthcare professionals. Cureus. 2019; 11(12).

Mikrogianakis A, Kam A, Silver S, Bakanisi B, Henao O, Okrainec A, et al. Telesimulation: an innovative and effective tool for teaching novel intraosseous insertion techniques in developing countries. Academic Emergency Medicine. 2011; 18(4):420-427.

Papanagnou D. Telesimulation: a paradigm shift for simulation education. AEM Educ Train. 2017; 1(2):137-139.

Guzic BL, McIlhenny CV, Knee DR, LeMoine JK, Wendekier CM, Demuth BR, et al. Distance learning and clinical simulation in senior baccalaureate nursing education. Clinical Simulation in Nursing. 2012; 8(9):e459-e467.

Iser BPM, Sliva I, Raymundo VT, Poleto MB, Schuelter-Trevisol F, Bobinski F. Definição de caso suspeito da COVID-19: uma revisão narrativa dos sinais e sintomas mais frequentes entre os casos confirmados. Epidemiol Serv Saúde. 2020; 29(3):e2020233.

Bani VD, Gusti PK, Rawul ME, Pakpahan M, Silitonga E. Nursing students' knowledge and attitude in relation to COVID-19 prevention behavior. Rev Bras Enferm. 2023; 76(Suppl 1):e20220588.

O'Rae, A, Ferreira, C, Hnatyshyn, T, Krut, B. Family nursing telesimulation: teaching therapeutic communication in an authentic way. Teaching and Learning in Nursing. 2021; 16(4):404-409.

Herdman TH, Kamitsuru S, Lopes CT. NANDA International. Nursing Diagnoses: Definitions & Classification. 2021-2023. Porto Alegre: Artmed. 2021.

Mari Saho M, Lomanto GA, Salviano ICB, Reis ES, Anjos KF, Santa Rosa DO. Características sociodemográficas e acadêmicas de estudantes de enfermagem em formação profissional. Rev Enferm Contemp. 2021; 10(2):280-8.

Costa RRO, Araújo MS, Medeiros SM, Mata ANS, Almeida RGS, Mazzo A. Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: revisão de escopo. Esc Anna Nery. 2022; 26:e20210457.

Carvalho LS, Silva MVS, Costa TS, Oliveira TEL, Oliveira GAL. O impacto do isolamento social na vida das pessoas no período da pandemia da COVID-19. Research, Society and Development. 2020; 9(7):e998975273.

Santos Junior VB, Monteiro JCS. Educação e COVID-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Rev Encantar. 2020; 2:1-15.

Oliveira MR, Almeida PC, Moreira TMM, Torres RAM. Nursing care systematization: perceptions and knowledge of the Brazilian nursing. Rev Bras Enferm. 2019; 72(6):1547-53.

Chen J, Yang J, Hu F, Yu SH, Yang BX, Liu Q, Zhu XP. Standardised simulation-based emergency and intensive carenursing curriculum to improve nursing students' performance during simulated resuscitation: a quasi-experimental study. Intensive Crit Care Nurs. 2018; 46:51-6.

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Redes sociais e COVID-19: a contribuição da BIREME - OPAS/OMS. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/noticias/5-5-2020-redes-sociais-e-COVID-19-contribuicao-da-bireme>. Acesso em 09 nov 2023.

Andrade TRSF, Santos IHA, Rezende GES, Torres EC, Marques CRG, Dias ES, et al. Principais diagnósticos de enfermagem em pacientes com manifestações clínicas da COVID-19. REAS. 2020; 12(10):e4883.

Oliveira W, Migueis GS, Silva MS, Oliveira WJ. Conhecimento sobre a COVID-19 dos profissionais de enfermagem que trabalham com a doença. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento. 2021; 10 (11):e244101119676.

Barcelos TN, Muniz LN, Dantas DM, Cotrim Junior DF, Cavalcante JR, Faerstein E. Análise de fake news veiculadas durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Rev Panamericana Salud Pública. 2021; 45: e65.

Lopez-Leon S, Wegman-Ostrosky T, Perelman C, Sepulveda R, Rebolledo PA, Cuapio A, et al. More than 50 Long-term effects of COVID-19: a systematic review and meta-analysis. MedRxiv. 2021; 11(1):16144.

Publicado

10-02-2025
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

MACÊDO, T. T. S. de .; SÁ, G. R. P. de .; FERREIRA, M. M. de M. .; PALMEIRA, C. S. .; CAMPOS, J. F. .; COUTINHO, V. R. D. . O Conhecimento de estudantes de enfermagem sobre COVID-19 com telesimulação: projeto piloto. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 15, n. 43, p. 47–58, 2025. DOI: 10.24276/rrecien2025.15.43.475. Disponível em: http://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/913. Acesso em: 31 mar. 2025.