Construção e validação de instrumento sobre prevenção e manejo da lesão renal aguda para enfermeiros
DOI:
10.24276/rrecien2023.13.41.366-377Palavras-chave:
Estudo de Validação, Lesão Renal Aguda, EnfermagemResumo
Construir e validar o conteúdo de um instrumento sobre avaliação da prevenção e manejo da lesão renal aguda para enfermeiros de unidade hospitalar não crítica. Estudo metodológico desenvolvido em duas fases: elaboração do instrumento conhecimento e validação do conteúdo por 18 juízes (enfermeiros) através do método Delphi convencional. Foram calculados o Índice de Validade de Conteúdo para cada item do instrumento. A confiabilidade da escala e a importância dos itens do questionário foram avaliadas com por meio da escala de Alfa de Cronbach. Os achados mostraram confiabilidade moderada com Alfa de Cronbach entre 0,628 e 0,717 e Índice de Validade de Conteúdo maior que 80% na maioria absoluta das questões avaliadas. A construção e validação do instrumento sobre prevenção, manejo da lesão renal aguda para enfermeiros atuantes em unidade de cuidado não crítico foi realizada com êxito.
Descritores: Estudo de Validação, Lesão Renal Aguda, Enfermagem.
Construction and validation of an instrument on the prevention and management of acute kidney injury for nurses
Abstract: Construct and validate the content of an instrument on the assessment of the prevention and management of acute kidney injury for nurses in a non-critical hospital unit. Methodological study developed in two phases: development of the knowledge instrument and content validation by 18 judges (nurses) using the conventional Delphi method. The Content Validity Index was calculated for each instrument item. The reliability of the scale and the importance of the items in the questionnaire were assessed using Cronbach's alpha scale. The findings showed moderate reliability with Cronbach's Alpha between 0.628 and 0.717 and Content Validity Index greater than 80% in the absolute majority of the evaluated questions. The construction and validation of the instrument on prevention and management of acute kidney injury for nurses working in a non-critical care unit was successfully carried out.
Descriptors: Validation Study, Acute Kidney Injury, Nursing.
Construcción y validación de un instrumento sobre prevención y manejo de la lesión renal aguda para enfermeros
Resumen: Construir y validar el contenido de un instrumento sobre la evaluación de la prevención y el manejo de la lesión renal aguda para enfermeras de una unidad hospitalaria no crítica. Estudio metodológico desarrollado en das fases: desarrollo del instrumento de conocimiento y validación de contenido por 18 jueces (enfermeros) utilizando el método Delphi convencional. Se calculó el Índice de Validez de Contenido para cada ítem del instrumento. La fiabilidad de la escala y la importancia de los ítems del cuestionario se evaluaron mediante la escala alfa de Cronbach. Los hallazgos mostraron confiabilidad moderada con Alfa de Cronbach entre 0,628 y 0,717 e Índice de Validez de Contenido superior al 80% en la mayoría absoluta de las preguntas evaluadas. Se realizó con éxito la construcción y validación del instrumento sobre prevención y manejo de la lesión renal aguda para enfermeros que actúan en una unidad de cuidados no críticos.
Descriptores: Estudio de Validación, Lesión Renal Aguda, Enfermería.
Downloads
Referências
Shin H, Ma H, Park J, Ji ES, Kim DH. The effect of simulation courseware on critical thinking in undergraduate nursing students: Multi-site pre-post study. Nurse Educ Today. 2015; 35(4):537-42.
Silva GM, Seiffert OMLB. Continuing education in nursing: a methodological proposal. Rev Bras Enferm. 2009; 62(3):362-6.
Santos EL, Dórea SNA, Maciel MPGS, Santos LKF, Silva MB, Moraes MGL. Humanized care: Perception of intensive care nurses. Rev Baiana Enferm. 2018; 32:e23680.
Gaur S, Pandya N, Dumyati G, Nace DA, Pandya K, Jump RLP. A Structured Tool for Communication and Care Planning in the Era of the COVID-19 Pandemic. J Am Med Dir Assoc. 2020; 21(7):943-7.
Santana BS, Paiva AAM, Magro MCS. Skill acquisition of safe medication administration through realistic simulation: an integrative review. Rev Bras Enferm. 2020; 73(suppl 5):e20190880.
Bica MC, Cremonese L, Barreto CN, Rodrigues ALM, Alves FQ. Gerenciamento do cuidado em estratégias saúde da família na percepção de enfermeiros. Rev Enferm da UFSM. 2020; 10:e74.
Dinh NLA. Acute kidney injury: Challenges and opportunities. Nursing (Lond). 2020; 50(9):44-50.
Nascimento RAM, Assunção MSC, Silva Junior JM, Amendola CP, Carvalho TM, et al. Nurses’ knowledge to identify early acute kidney injury. Rev da Esc Enferm da USP. 2016;50(3):399-404.
Sykes L, Sinha S, Hegarty J, Flanagan E, Doyle L, Hoolickin C, et al. Reducing acute kidney injury incidence and progression in a large teaching hospital. BMJ Open Qual. 2018; 7(4):e000308.
Benichel CR, Meneguin S. Fatores associados à lesão renal aguda em pacientes cirúrgicos na unidade de terapia intensiva. Rev da Rede Enferm Nord. 2018; 19:3057.
Chawla LS, Bellomo R, Bihorac A, Goldstein SL, Siew ED, Bagshaw SM, et al. Acute kidney disease and renal recovery: Consensus report of the Acute Disease Quality Initiative (ADQI) 16 Workgroup. Nat Rev Nephrol. 2017; 13(4):241-57.
Kellum JA, Lameire N, Aspelin P, Barsoum RS, Burdmann EA, Goldstein SL, et al. Kidney disease: Improving global outcomes (KDIGO) acute kidney injury work group. KDIGO clinical practice guideline for acute kidney injury. 2012; 2:1-138.
Ferraz APCM, Belhot RV. Bloom’s taxonomy and its adequacy to define instructional objective in order to obtain excellence in teaching. Gest Prod. 2010;17(2):421-31.
Bloom BS, Engelhart MD, Furst EJ, Hill WH, Krathwohl DR. Taxonomy of Educational Objectives. Handbook 1: Cognitive domain. 1969.
Haynes SN, Richard DCS, Kubany ES. Content Validity in Psychological Assessment: A Functional Approach to Concepts and Methods. Psychol Assess. 1995; 7(3):238-47.
Marques JBV, Freitas D. Método DELPHI: caracterização e potencialidades na pesquisa em Educação. Pro-Posições. 2018; 29(2):389-415.
Landis JR, Koch GG. The measurement of observer agreement of categorical data. Biometrics. 1977; 33(1):159-74.
Jenn NC. Designing a questionnaire. Routledge. 2006; 32-5. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4797036/>.
Thwaites BD, Murdoch-Eaton D. Questionnaire design: The good, the bad and the pitfalls. Arch Dis Child Educ Pract Ed. 2016; 101(4):210-2.
Polit DF, Beck CT. Amostragem e coleta de dados em estudos quantitativos. Em: Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem. 9ed. Porto Alegre: Artmed. 2011; 159-180.
Santiago JCS, Moreira TMM. Validação de conteúdo de cartilha sobre excesso ponderal para adultos com hipertensão. Rev Bras Enferm. 2019; 72(1):102-8.
Leite SS, Áfio ACE, Pagliuca LMF, Carvalho LV, Almeida PC, Silva JM. Construção e validação de Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde. Rev Bras Enferm. 2018; 71(suppl 4):1635-41.
Kelly R, Medeiros S, Ferreira Júnior MA, Paula De Souza D, Pinto R, Fortes Vitor A, et al. Modelo de validação de conteúdo de Pasquali nas pesquisas em enfermagem. Rev Enferm Ref. 2015; Série IV:127-35.
Carvalho FLD, Emanuela R, Cassiani DB, Helena S, Enfermagem RL, Paulo UDS, et al. Questionário Atitudes de Segurança: adaptação transcultural do Safety. Rev Latino Am Enfermagem. 2012; 20(3):8.
Publicado
- Visualizações 0
- pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.