Validação de “podcast” como meio de promoção de saúde na oncologia
DOI:
10.24276/rrecien2023.13.41.158-169Palavras-chave:
Estudos de Validação, Podcast, Educação em Saúde, CâncerResumo
Uma das formas de levar conhecimento para pacientes com câncer e, consequentemente, melhorar a sua performance é agregar estratégias de cuidado envolvendo a comunicação entre profissional e paciente no sentido de educar e promover saúde por meio de tecnologias de fácil e rápido acesso. Sendo assim, objetivou-se validar o conteúdo do podcast como tecnologia de cuidado em saúde para pacientes oncológicos. Trata-se de um estudo aplicado na produção de mídia que se propõe a construir e desenvolver mídias de áudio (podcasts) que possam ser utilizadas no contexto assistencial. O estudo faz parte de um projeto maior dividido em três etapas distintas e complementares com 13 fases. Validou-se, por meio disso, o conteúdo, a configuração, a funcionalidade e a sonoridade do Podcast produzido por meio de juízes especialistas. Ressaltamos a importância da validação de podcasts os quais devem ser avaliados por especialistas antes de serem propagados para a comunidade em geral.
Descritores: Estudos de Validação, Podcast, Educação em Saúde, Câncer.
Validation of “podcast” as a means of health promoting in oncology
Abstract: One of the ways to bring knowledge to cancer patients and, consequently, improve their performance is to add care strategies involving communication between professionals and patients to educate and promote health through easily and quickly accessible technologies. Therefore, the objective was to validate the podcast content as a healthcare technology for cancer patients. This is a study applied in the production of media that proposes to build and develop audio media (podcasts) that can be used in the care context. The study is part of a larger project divided into three distinct and complementary stages with 13 phases. Through this, the content, configuration, functionality, and sound of the Podcast produced by expert judges were validated. We emphasize the importance of validating podcasts that experts must evaluate before being propagated to the community.
Descriptors: Validation Study, Podcast, Health Education, Cancer.
Validación del “podcast” como medio de promoción de la salud en oncología
Resumen: Una de las formas de acercar el conocimiento a los pacientes con cáncer y, consecuentemente, mejorar su desempeño es agregar estrategias de atención que involucren la comunicación entre profesionales y pacientes para educar y promover la salud a través de tecnologías de fácil y rápido acceso. Por tanto, el objetivo era validar el contenido del podcast como una tecnología sanitaria para pacientes oncológicos. Se trata de un estudio aplicado en la producción de medios que propone construir y desarrollar medios de audio (podcasts) que puedan ser utilizados en el contexto del cuidado. El estudio es parte de un proyecto mayor dividido en tres etapas distintas y complementarias con 13 fases. A través de este se validó el contenido, configuración, funcionalidad y sonido del Podcast producido por jueces expertos. Resaltamos la importancia de validar los podcasts que los expertos deben evaluar antes de ser propagados a la comunidad.
Descriptores: Estudio de Validación, Podcast, Educación en Salud, Cancro.
Downloads
Referências
Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2020: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro, Brasil: INCA. Abril 2020. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/publicacoes/livros/estimativa-2020-incidencia-de-cancer-no-brasil>. Acesso em 15 jun 2022.
Roy PS, Saikia BJ. Cancer and cure: a critical analysis. India: Indian J Cancer. 2016; 53(3):441-442.
Jitender S, Mahajan R, Rathore V, Choudhary R. Quality of life of cancer patients. Filadélfia, Pensilvânia: Old City Publishing. 2018; 12(3):217-221.
Stiffler D, Stoten S, Cullen D. Podcasting as an instructional supplement to online learning: a pilot study. Estados Unidos: Comput Inform Nurs. 2011; 29(3):144-8.
Centro de Estudos das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (CETIC.br). Panorama Setorial da Internet. Tecnologia e Saúde. 2014; 6(1):1-10.
Carlotto IN, Dinis MAP. Tecnologias da informação e comunicação (TICs) na promoção da saúde: considerações bioéticas. Fernando Pessoa: Saber & Educar. 2018; 25:1-30.
Moraes AFSPL, Wolff LDG, Silvestre AL, Gonçalves LS, Rosa SCS. Tecnologias da informação e comunicação em saúde e a segurança do paciente. Foz do Iguaçú: J Health Inform. 2020; 12:300-306.
Cho D, Cosimini M, Espinoza J. Podcasting in medical education: a review of the literature. Seoul, Coréia do Sul: Korean J Med Educ. 2017; 29(4):229-239.
Hammersley B. Audible revolution. Londres, Inglaterra: The Guardian. 2004. Disponível em: <https://www.theguardian.com/media/2004/feb/12/broadcasting.digitalmedia>. Acesso em 15 jun 2022.
Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7 Ed. Porto Alegre, Rio Grande do Sul: Artmed. 2011; 670.
Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what‘s being reported? Critique and recommendations. Nova York, Estados Unidos: Research in Nursing & Health. 2006; 29(5):489-97.
Polit DF, Beck CT, Owen SV. Is the CVI an acceptable indicator of content validity? Appraisal and recommendations. Nova York, Estados Unidos: Research in Nursing & Health. 2007; 30(4):459-67.
Davis FD, Bagozzi RP, Warshaw PR. User acceptance of computer technology: a comparison of two theoretical models. Management Science. 1989; 35:982-1003.
Grant JS, Davis LL. Selection and use of content experts for instrument development. Nova York, Estados Unidos: Res Nurs Health. 1997; 20(3):269-274.
Costa MF, Silva LRFMS, Nunes BS, Melo RF, Rocha TNA, Estevan AS. As tecnologias de informação e comunicação no âmbito da enfermagem. São Paulo: Revista Recien. 2019; 9(27):108-116.
Chavaglia SRR, Barbosa MH, Santos AS, Duarte RD, Contim D, Ohl RIB. Estratégias didáticas identificadas junto a graduandos de enfermagem. Uberaba: Cogitare Enferm. 2018; 3(23):e53876.
Souza J. Reflexões sobre democratização na internet: análise da produção de podcasts no Brasil. Curitiba, Brasil: Brazilian Journal of Development. 2020; 6(7):43281-43296.
Santos FEP. Informação científica por meio da produção de conteúdo em podcast: hospedagem, distribuição e agregadores. Fortaleza, Brasil: Convergências em Ciência da Informação. 2020; 3(2):22-51.
Lin M, Thoma B, Trueger NS, et al. Quality indicators for blogs and podcasts used in medical education: modified Delphi consensus recommendations by an international cohort of health professions educators Postgraduate. São Francisco, Estados Unidos: Medical Journal. 2015; 91:546-550.
Black KA, Drummond L, Jain V, Sagle M. Development of a medical education podcast in obstetrics and gynecology. Edmonton, Canadá: Canadian Medical Education Journal. 2021; 12(2):e103-e105.
Pinar U, Freton L, Gondran-Tellier B, Vallée M, Dominique I, Felber M, et al. Educational program in onco-urology for young urologists: What are their needs? França: Prog Urolo. 2021; 31(12):755-761.
Huberty J, Eckert R, Puzia M, Laird B, Larkey L, Mesa R. A novel educational control group mobile app for meditation interventions: single-group feasibility trial. JMIR Form Res. 2020; 4(7):e19364.
Publicado
- Visualizações 0
- pdf downloads: 0